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Programa de Pós-Graduação em Moda

Área de concentração – Moda e Tecnologia do Vestuário

 A área de concentração do Programa de Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda compreende o aprofundamento do sistema de moda, conhecimentos de pesquisas de tendências de moda e comportamento de consumo, processos criativos com experimentações práticas, metodologias projetuais, gestão dos processos produtivos, partindo das premissas de inovação, novas tecnologias e os princípios da economia criativa. Neste sentido, abrange a capacitação com conhecimentos teórico-científicos e técnicos visando o aprimoramento de profissionais nos setores têxteis e do vestuário.

Linhas de Pesquisa

O Programa de Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda organiza-se em torno de duas linhas de pesquisa, que são eixos de estruturação de projetos institucionais e atividades de pesquisa e experiências profissionais dos docentes. Dentro das linhas de pesquisa, reúnem-se os grupos de pesquisa, cujas atividades se desenvolvem em torno de projetos de pesquisa. As linhas de pesquisa em que atuarão os docentes do programa são: Moda e Sociedade e Design e Tecnologia do Vestuário.

Moda e Sociedade

A linha de pesquisa denominada "Moda e Sociedade" promove, organiza e propaga pesquisas, cuja unidade epistemológica é a moda, em seus diversos desdobramentos econômicos, tecnológicos, sociais, históricos, culturais, comunicacionais e semiológicos, como também as implicações educativas do ensino na formação do profissional de moda. A especificidade desta linha de pesquisa se faz nos estudos relacionados às pesquisas teóricas a respeito de tendências de moda e comportamento de consumo, aos aspectos sociais e culturais aplicados a gestão dos processos produtivos, sempre em busca de promover inovações conceituais e análise das repercussões de novas tecnologias.

Design e Tecnologia do Vestuário

A linha de pesquisa denominada "Design e Tecnologia do Vestuário" tem como foco o aprofundamento dos conhecimentos científico-tecnológicos a partir do contexto social e da gestão do conhecimento nos setores produtivos. Abrange a pesquisa de tendências de moda e mercado, processos criativos com experimentações práticas, metodologias projetuais, materiais, modelagem do vestuário, planejamento e projetos de sistemas produtivos, considerando os fundamentos teóricos e a prática profissional; com ênfase na inovação, novas tecnologias e economia criativa.

 
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