Como chegar aqui:

Programa de Pós-Graduação em Moda

Professores Vinculados à linha Moda e Sociedade


Prof.ª Dr.ª Mara Rúbia Sant’Anna
Possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales e Pós- Doutoramento na Universidade de Strasbourg (2011). É líder do grupo de pesquisa "Sociedade e Moda" e coordenadora de atividades de Extensão. Atualmente é professor efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina e membro permanente do Mestrado em História da mesma instituição. Também é professor associado da Equipe d'Acueil 3400 "ARCHE", filiada à Universidade de Strasbourg (FR). Concentra suas pesquisa na área de História da Cultura, com ênfase em História da Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: aparência, moda, estudos da imagem e publicidade.

Prof.ª Dr.ª Monique Vandresen
Jornalista e professora universitária, trabalha desde 1988 com Jornalismo Cultural, tendo editado o caderno de cultura do jornal O Estado e colaborado com publicações como Revista Nova Cosmopolitan, Revista Veja, Revista Empreendedor, Jornal O Catarina, Jornal da Indústria e Comércio, Jornal AN Capital. Trabalhou na TV Cultura e produziu vídeos e roteiros para a UDESC, UFSC e Ministério da Educação. É Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005) e desenvolve pesquisa na área de Comunicação, com ênfase no papel da revista feminina na construção de conceitos de moda e elegância. Professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina, realizou estagio pos doutoral na University of California- Riverside. Possui experiência na área de Moda, Arte e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: Transmídia, Novas Mídias, Moda, Comportamento, História, Comunicação e Consumo. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), com mestrado em Desenvolvimento pelo Institute Of Social Studies (1993), onde foi bolsista do Governo Holandês.
 
Prof.ª Dr.ª Neide Schulte 
Graduação em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM-RS (1992), especialização em Ensino da Arte pela UNIVILLE e especialização em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC-SC, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC-SC (2003), doutorado em Design pela PUC-Rio (2011). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Artes, Moda e Design com ênfase em sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, desenho digital, estamparia, desenvolvimento de coleção, ecomoda, sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e cultural, economia solidária e questões de gênero.

Prof. Dr. José Alfredo Beirão Filho
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), especialização em Costumes de Scene pela Escola Superior em Tecnicas da Moda em Paris(1999) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina e doutor pela Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC. Tem experiência na área de Moda e Estilismo, com ênfase em em criação de figurinos para espetaculos cênicos, com atuação nos dominios da moda como criação de coleção de moda, produção de moda, estilo e exposições.

Prof.ª Dr.ª Lourdes Maria Puls
Doutora em Design pela PUC-RIO. Área de Pesquisa: design, comunicação, cultura e artes. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora convidada no Pós-Graduação em Gestão de Moda da Faculdade Estácio de Sá - SC - Tem experiência na área de Desenho e Plástica, com ênfase em Desenho de Moda, atuando principalmente no ensino e aprendizagem dos seguintes temas: Desenho de Moda, Ilustração de Moda e Desenho Técnico de Moda com função projetual para desenvolvimento de produtos de vestuário.

Prof.Dr. Murilo Scóz
Bacharel em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004) e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da PUC Rio (2011), com pós-doutoramento na Université de Limoges (França), em Semiótica (2016). É professor efetivo do departamento de Design e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina. É líder do Grupo de Pesquisas CNPq NEST - Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares. Desenvolve pesquisa na área de Projeto, Design de Interação, Sociossemiótica do Design e Branding.

 
Professores Vinculados à linha Design e Tecnologia do Vestuário


Prof.ª Dr.ª Sandra Regina Rech
Pós-Doutorado em Design (2015/2016) pelo Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design - Faculdade de Arquitetura - Universidade de Lisboa, Doutorado (2006) e Mestrado (2001) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Licenciatura em Educação Artística (1991) pela Universidade de Caxias do Sul. Docente Associado VIII da Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Artes - Departamento de Moda, líder do Grupo de Pesquisa Design de Moda e Tecnologia (UDESC/CNPq) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Moda (UDESC). Coordenadora do laboratório FPLab - Futuro do Presente - UDESC, investigadora colaboradora no CIAUD - FA - ULISBOA e pesquisadora na plataforma TrendsObserver (Portugal). Coordena o GT Design e Processos de Produção em Moda do Colóquio de Moda (Brasil) e é membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM). Concentra suas pesquisas nos seguintes temas: design de moda, estudos de tendências, grounded theory, cultura do consumo, pesquisa qualitativa, metodologias.

Prof.ª Dr.ª Icléia Silveira
Doutorado em Design pela Pontífice Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC/RIO. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Especialista em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Especialista em Atuação para Docente em Nível Superior pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Licenciada em Geografia - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora Efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Área de atuação - Tecnologia do Vestuário, Ergonomia, Modelagem Plana e Moulage do Vestuário e Processos Produtivos; Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional.

Prof. Dr. Lucas da Rosa
Possui graduação no Bacharelado em Ciências Econômicas na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) em 2000. É especialista em Moda: Criação e Produção (2002) e concluiu o mestrado em Educação e Cultura (2005), ambos na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Doutor em Design pela PUC-Rio; defesa realizada em 06/09/2011. Atualmente é professor efetivo da UDESC. Tem experiência no Setor de Moda, com ênfase em Tecnologia do Vestuário, atuando principalmente na concepção e desenvolvimento de produto.

Prof.ª Dr.ª Dulce Holanda Maciel
Doutorado em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Design, Ergonomia e Meio Ambiente, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2007). Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão Ambiental pela UFSC (2002). Graduação em Engenharia Elétrica pela UFSC (1986). Pós-Graduação em Design de Moda pela Universidade Estácio de Sá SC (2011).Graduação em Moda na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC(2011). Atua principalmente nos seguintes temas: gestão de design, ergonomia, uso de materiais em projetos, materiais têxteis, produto de moda,Criatividade conceito e tema de coleção de moda e fundamentos da linguagem visual. Possui mais de 15 anos de atuação em diversas empresas com enfase no diagnóstico e definição da atuação de estratégias de gestão nas empresas.

Prof. Dr. Célio Teodorico dos Santos
Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1983). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), na área de Gestão do Design e do Produto. Doutorado em Engenharia Mecânica, na área de Projeto de Sistemas Mecânicos pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina em 10 de dezembro de 2009. É professor Adjunto do Departamento de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa em Design, Design Industrial, Design Thinking, Ergonomia, consultoria eletro eletrônica, equipamentos hospitalares, projetos especiais e mobiliário. Pesquisador em Prospecções Metodológicas em Design, linguagem do Produto, Design Thinking, Tecnologia Ubíqua e Perfasiva e Tecnologia Assistiva, Pesquisas Ergonômicas, Métodos Representacionais para o Ensino de Design. Pesquisas em Design de interações. É professor permanente do Programa de Pós Graduação em Design (PPG Design) da UDESC. Foi Coordenador da Comissão Setorial de Avaliação Institucional (CSA) do CEART/UDESC. Foi Chefe do Departamento de Design- UDESC entre 17/03 de2011a 16/03 de 2013. Foi Curador Adjunto da 5ª Bienal de Design 2015 em Florianópolis - Exposição Design para Todos.

Prof.ª Dr.ª Silene Seibel
Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Mestrado em Pedagogia da Formação Profissional(Internationale Berufspaedagogik - Universitaet Kassel-Alemanha (1991), Especialização em Leadership Competences pelo International Management Development Institute - IMD Suiça, (1997), Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983). Atualmente é professora universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção e Gestão do Design e Inovação. Atua no ensino e pesquisa nos seguintes temas: administração estratégica e planejamento da produção, gestão do desenvolvimento de produto, gestão da demanda de novos produtos, manufatura enxuta e pedagogia do trabalho. Atua na graduação de engenharia e produção, engenharia mecânica, design de moda e design de produto. Na pós graduação lato e strictu senso de engenharia de produção, gestão da qualidade, lean manufacturing, gestão estratégica de negócios.


 
 
Centro de Artes - CEART / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8300
© 2010-2012 SETIC - UDESC