Programa de Pós-Graduação em Moda

Projetos de Pesquisa


Prof. Dr. Célio Teodorico dos Santos

Projeto de Pesquisa:
A importância da representação bidimensional no processo de Design (representação manual e computacional) no ensino de graduação.

Descrição: Esta pesquisa aborda a expressão gráfica do desenho e seu ensino como uma parte inerente ao processo de design, e do desenvolvimento de material didático sobre técnicas de representação gráfica (desenho à mão livre e desenho computadorizado 2D e 3D), para representação de formas tridimensionais, focado na melhoria da capacidade técnica e de comunicação do aluno, em diferentes níveis de complexidade. E aperfeiçoar sua capacidade de visualização espacial no campo da representação gráfica de artefatos. Procura integrar as fases e etapas de projeto através do ensino de desenho e da produção de ideias como melhoria de desempenho. Integra o ensino de modelagem computadorizada como uma ferramenta auxiliar no apoio do processo de design, destacando vários aspectos durante o desenvolvimento de produtos. A boa ideia tem seu valor, a representação bidimensional feita à mão livre também. E esta combinação com o apoio de softwares para modelamento otimiza e agiliza as tarefas de concepção, refinamento formal e técnico do produto. Outro aspecto a ser destacado é o uso da fotografia, na composição do material a ser apresentado como resultado final de projeto a ser levado para apreciação do cliente. E por fim, contribuir com material didático a ser utilizado pelas disciplinas de desenho nos cursos de graduação.

Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário



Profª. Drª. Dulce Maria Holanda Maciel

Projeto de Pesquisa: O Mapeamento da Cadeia de Valor do Segmento Jeanswear na Indústria Brasileira. Estudo de Caso da Calça Jeans.

Descrição: Na história social da humanidade o consumo tem desempenhado um papel fundamental, desde os tempos mais remotos, culminando com a revolução industrial, mudando as características tanto das mercadorias quanto dos próprios consumidores. O consumo é a base de todos os processos econômicos que hoje conhecemos. No âmbito da moda não se pode negar que a velocidade requerida na produção de novas peças é dotada de atributos emocionais além de um ciclo de vida cada vez menor. Notadamente no setor de jeanswear a pressão por novos produtos com características diferenciadas tem sido uma preocupação constante para caminhos inovadores de processamento têxtil. Este despertar faz com que empresas responsáveis pela geração de produtos têxteis para o setor jeanswear passem a considerar suas relações com o novo mercado consumidor como aspecto primordial em seus negócios. Este estudo propõe uma reflexão sobre o mercado de jeanswear no Brasil através da análise da cadeia de valor de um produto jeans -  a calca jeans - identificando o conjunto de informações envolvendo materiais envolvidos no processo produtivo e seus fornecedores, bem como as influências externas na sua produção tais como tendência de moda e o comportamento do consumidor.

Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário



Profª. Drª. Icléia Silveira

Projeto de Pesquisa: prendizagem Organizacional nas Indústrias do Vestuário do Estado de Santa Catarina - Setores de Criação e Modelagem.

Descrição: O processo de aprendizagem e seus resultados na criação de conhecimento são a base a partir da qual pode-se efetuar mudanças tecnológicas, inovações, atividades administrativas, de marketing, entre outras. Por isso, as empresas do vestuário dependem crucialmente do aprendizado, que está diretamente associado à forma pela qual as capacitações são desenvolvidas e adaptadas à mudança no ambiente econômico. Assim, os processos de capacitação e o fluxo de informações para uso das tecnologias, se não forem eficientes, podem comprometer a disseminação e criação de conhecimento no âmbito das empresas do vestuário. Nesse sentido, essa pesquisa busca identificar como as empresas do vestuário se beneficiam da difusão das informações e dos conhecimentos para uso de inovações e tecnologias implantadas nos setores de criação e de modelagem.

Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário



Prof. Dr. José Alfredo Beirão Filho

Projeto de Pesquisa: Criação e Compartilhamento do Conhecimento na área de Moda em um Sistema Virtual de Informação.

Descrição: A fim de incentivar novas pesquisas e a produção científica na área de moda e afins, implantou-se um espaço de memória chamado MODATECA: Espaço para Preservação de Moda e Vestuário. Essa perspectiva ensejou algumas questões para este estudo, a fim de responder questionamentos que se constituem o objeto de estudo deste pesquisador: por que preservar acervos têxteis, bem como disponibilizar e compartilhar esse acervo á pesquisadores e comunidade. Com a finalidade de atender os objetivos desta pesquisa, é proposto o desenvolvimento de um Sistema Virtual de Informações, tomando como base os preceitos da WEB 2.0, com a finalidade de enxergar o mundo virtual como um espaço com possibilidades de ação cultural on line ampliadas, com uma comunicação multidirecional entre a moda e o usuário como participação, diálogo, colaboração, trocas e compartilhamento.

Linha de Pesquisa: Moda e Sociedade



Profª. Dra. Lourdes Maria Puls

Projeto de Pesquisa: A competência do profissional na criatividade para o desenvolvimento de produto inovador de moda.

Descrição: A criatividade e inovação, palavras sinônimos da criatividade produtiva, são uma constante no acelerado mundo de criação e produção de vestuário. São elementos básicos que precisam estar profundamente ligados para sustentar o bom desempenho de qualquer organização. Este estudo pretende abordar as especificidades da competência criativa que permite ao designer, em equipe interdisciplinar, criar um produto de moda diferente, original e inovador no campo da moda. O foco da pesquisa são as empresas do vestuário. Para alcançar o objetivo proposto utiliza-se como investigação a pesquisa quantitativa e qualitativa, com caráter exploratório e descritivo. Pretende-se com os resultados encontrados propor requisitos da Gestão do Conhecimento que contribuam com o processo de aprendizagem individual e organizacional.

Linha de Pesquisa: Moda e Sociedade



Prof. Dr. Lucas da Rosa

Projeto de Pesquisa: Economia criativa: ciência, arte e tecnologia na concepção e desenvolvimento de produto no setor de Moda.

Descrição: A pesquisa contextualiza a relação da Moda com a Ciência, a Arte e a Tecnologia. Com base nos resultados desse contexto teórico, se estenderá os estudos para conhecer sobre o impacto da Economia Criativa na Indústria da Moda. Depois de fazer essas relações, serão estudadas as Tecnologias  disponíveis para o Setor do Vestuário, observando como a Ergonomia é utilizada no desenvolvimento de produtos.

Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário



Profª. Drª. Mara Rúbia Sant'Anna

Projeto de Pesquisa: Olhares Românticos entre Cores e Traços: História, Memória e Narrativas Visuais.

Descrição: Proposta de investigação do Estudo de Trajes realizado no século XIX pelo artista Victor Meirelles, a fim de discutir as relações discursivas entre os registros artísticos dos ditos trajes tradicionais de uma região, considerando os processos de memória social e as narrativas visuais contidos neles. Alimentando a discussão, se entrecruzam questões como a norma estética da época, a relatividade dos processos de visualidade e as apropriações dessas narrativas visuais no modelo disciplinar e formativo dos artistas sob os auspícios do Romantismo europeu.

Linha de Pesquisa: Moda e Sociedade



Prof. Dr. Murilo Scóz

Projeto de Pesquisa: Semiótica das interações para o design: modelo interacional para projetos centrados no usuário.

Descrição: A semiótica greimasiana vem consolidando, sob influência da fenomenologia e da antropologia, abordagens progressivamente mais ocupadas com as práticas sociais, as interações humanas e a experiência. No presente estudo, fundamentado nos últimos achados da sociossemiótica, buscar­se-á analisar produtos do design enquanto articuladores de interações, segundo a perspectiva teórica da experiência sensível proposta por Eric Landowski e seus colaboradores. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa investiga a possibilidade de aproximação dos últimos achados do campo da semiótica aos modelos teóricos de análise e avaliação do uso dos objetos de design, tendo como foco as interfaces interacionais dos artefatos digitais.

Linha de Pesquisa: Moda e Sociedade



Profª. Drª. Sandra Regina Rech

Projeto de Pesquisa: INFINITAS INTERCONEXÕES: coolhunting, trendspotting e triangulação cultural.

Descrição: O potencial dos estudos de tendências origina-se na habilidade de compreender o ser humano em um grau profundo e de traduzir esse conhecimento em diretrizes que podem suscitar inovação. As ferramentas para identificação e monitoramento das tendências consideram a sociedade constituída por indivíduos e grupos, que compartilham significações de acordo com expectativas e perspectivas coletivas. Partindo desses preceitos, o pesquisador na área das tendências investiga processos, fatos e situações na cena social que, interligados, possibilitam explicar o fenômeno analisado. Destarte, o objetivo desta investigação é identificar forças motrizes de mudanças de mentalidade do consumidor. Mediante revisão bibliográfica, problematização teórica e pesquisa de campo, discutem-se os conceitos e as abordagens referenciados nos estudos de tendências, evidenciando a metodologia e as premissas orientadoras das transformações nos padrões do comportamento humano, que norteiam a geração de insights e revelam oportunidades para designers e empresas.

Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário



Profª. Drª. Silene Seibel

Projeto de Pesquisa
: Radar Inovação: Uma metodologia de posicionamento competitivo de empresas de moda.

Descrição: A forte pressão por custos competitivos levou muitas empresas que trabalhavam originalmente como facções a buscarem a diferenciação através do desenvolvimento de uma coleção própria e da sua comercialização. Design de moda é uma atividade intensa em capital, conhecimento e planejamento, recursos bastante escassos nas empresas que trilham este caminho. O presente projeto tem por objetivo criar e aplicar uma metodologia para mapear as competências necessárias para o desafio de administrar um negócio de moda baseado na criação de uma coleção própria do vestuário e a sua comercialização, denominada Radar Inovação. As áreas de conhecimento envolvidas na pesquisa englobam aspectos multidisciplinares da gestão de negócios de inovação, de empreendedorismo, de marketing de moda, de comportamento de consumidor, desenvolvimento de coleção, de marcas de moda, de comunicação, distribuição e comercialização de produtos.

Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário


 

 
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