Como chegar aqui:

Programa de Pós-Graduação em Música



LabPPGMUS - Laboratório de Informática e Música

O Laboratório de Informática e Música – LabPPGMUS foi concebido com o objetivo não somente qualificar tecnicamente a pesquisa em música com recursos tecnológicos de última geração, mas também criar um espaço de convívio e experimentação para docentes e discentes, aproximar as diferentes linhas de pesquisa do PPGMUS e estimular projetos de natureza interdisciplinar em parceria com os demais Programas de Pós-Graduação do Centro de Artes.


    A aquisição dos equipamentos foi viabilizada por meio do convênio 047/2010 – CAPES/UDESC, convênio este que também proporcionou o reaparelhamento dos grupos de pesquisa do CEART. O LabPPGMUS conta com plataformas Mac e programas de manipulação de arquivos sonoros, o que possibilita sua integração com os demais Laboratórios do CEART, cujas principais características são o registro e a criação audiovisual.



   O LabPPGMUS destina-se a:

  • Atividades de pesquisa em geral;
  • Edição (pós-produção) de arquivos de áudio e midi para elaboração de material de áudio com qualidade profissional;
  • Pesquisas de Síntese e Processamento de áudio.



   Conta com os seguintes equipamentos:

   5 mesas de escritório;
   5 iMacs de 27” com o software Artist Studio (Presonus) instalado;
   5 placas de som Presonus AUDIOBOX;
   5 fones de ouvido Bowers & Wilkins P5;
   1 controlador MIDI Oxygen.

 
   O LabPPGMUS encontra-se instalado no espaço ocupado pelo PPGMUS, em uma sala junto à secretaria do mesmo. O LabPPGMUS está aberto durante o horário de expediente da secretaria e para sua utilização é obrigatório registrar o horário de entrada e de saída dos usuários no Livro de Controle, sob responsabilidade da técnica Lucinda (das 7h às 13h) e da bolsista Cora (das 13h às 17h). Para utilização do LabPPGMUS fora do horário de expediente da secretaria é necessário encaminhar uma solicitação formal à coordenação do LabPPGMUS.

   

   Coodenardor do LabPPGMUS: Prof. Guilherme Sauerbronn de Barros.
   Subcoordenador do LabPPGMUS: Prof. Luigi Antonio Irlandini.

 

   Documentos:


    Ficha_cadastral_e_soli..


    Normas_de_utilizacao_l..
  

   

   Eventos 2015

   Ateliê de Criação Radiofônica

  Entre os dias 1º e 4 de maio de 2015, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou o evento “Ateliê de criação radiofônica”, com uma oficina e uma palestra sobre as múltiplas possibilidades de se pensar e praticar experiências no rádio, sobre o rádio e para o rádio. A oficina e a palestra abordaram a história e o processo de criação de obras radiofônicas históricas e atuais, de artistas que produziram, discutiram e escreveram peças radiofônicas, como o dramaturgo Antonin Artaud, os cineastas Orson Welles e Walter Ruttmann, os compositores John Cage, Mauricio Kagel e Luciano Berio, o filósofo Walter Benjamin, entre outros. O evento abordou, também, temas como voz, poesia sonora, paisagem sonora, ecologia sonora, rádio arte e escuta.

Para tratar deste universo sonoro, foi convidada a professora Janete El Haouli, professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que atua na área de artes, com ênfase em música experimental, arte sonora, produção e criação radiofônica/rádio arte, paisagem sonora e ecologia acústica; e o professor José Augusto Mannis, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também compositor, performer eletroacústico e sound designer.

   O evento foi organizado por meio do projeto “Radiofonias”, do programa de extensão Laboratório de Performance, coordenado pela professora Daiane Dordete, pelo Laboratório Integrado Multimídia (LIM) e pelo e LabPPGMUS.

 
Centro de Artes - CEART / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8300
© 2010-2012 SETIC - UDESC