Programa de Pós-Graduação em Teatro

Linha de Pesquisa: Linguagem Cênica, Corpo e Subjetividade

Fátima Costa de Lima - Currículo Lattes

Graduada em Artes Plásticas - Fundação Armando Álvares Penteado (1988); Especialista em Teatro - Centro de Artes - UDESC (1997); Mestre com dissertação defendida no Programa de Educação e Cultura - FAED - UDESC (2003). Doutora em História Cultural pelo PPG em História - CFH - UFSC. Professora titular do Departamento de Artes Cênicas - CEART e do PPG de Teatro, UDESC. Atuação profissional: cenógrafa, diretora de arte, carnavalesca, figurinista e atriz. Áreas de pesquisa: teatro, cinema e carnaval. Temas de pesquisa: espaço cênico, alegoria, política da arte, teatro político e teoria crítica.


José Ronaldo Faleiro - Currículo Lattes

Possui graduação em Bacharel Em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1971), graduação em Professor de Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1971), mestrado em Maîtrise spécialisée d´Études théâtrales pela Université de Paris III - Sorbonne Nouvelle(1975) e doutorado em Arts du Spectacle pela Université de Paris X - Nanterre(1998). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina e da UDESC. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro. Atuando principalmente nos seguintes temas:acteur, formation, jeu.


Maria Brígida de Miranda - Currículo Lattes

Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (1993), Mestre (Master of Arts) pela University of Exeter (1995) e Doctor of Philosophy na área de teoria e prática teatral pela La Trobe University (2004). Professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina nas áreas de interpretação e direção teatral. Professora do Programa de Pós-graduação em Teatro desde 2008, pesquisa e orienta dissertações e teses nas áreas de prática teatral, arte e gênero, teatro feminista, sistemas de treinamento de atores, práticas marcias e meditativas para atores. Autora do livro Playful Training: Towards Capoeira in the Physical Training of Actors (2010) publicado internacionalmente pela Lambert Academic Publisher em 2010. Atriz, diretora e preparadora de atores com trabalhos em teatro Retrato de Augustine (2010); Histórias do Corpo (Austrália 2012); Urano quer Mudar (2013); e cinema Malabares (2009); Do que te lembras Maria? (2014). Editora da Revista de Estudos em Artes Cênicas URDIMENTO (PPGT/UDESC).


Milton de Andrade Leal Junior - Currículo Lattes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado (1998) e doutorado (2003) em artes cênicas - Universidade de Bolonha (Itália), pós-doutorado em teatro e antropologia pela Universidade de Palermo (Itália) com bolsa da CAPES. Atualmente é professor titular do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-graduação em Teatro (Mestrado e Doutorado) do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, instituição na qual desempenhou o papel de Diretor Geral de Centro de 2009 a 2013. É assessor científico ad hoc da FAPESP. Atua como professor visitante no Departamento de Euritmia da Universidade Alanus (Bonn - Alemanha), mantém colaboração com a Universidade Nacional da Costa Rica e com universidades italianas, como a Universidade de Palermo e Florença. É líder do grupo de pesquisa interdisciplinar "Percursos de performatividade: Mediterrâneo, África, Américas" . Atua na área de artes, com ênfase em performance e análise do movimento.


Paulo César Balardim Borges - Currículo Lattes

Professor Adjunto na área de Prática Teatral - Teatro de Animação, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes - CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Doutor em Artes Cênicas (PPGT / UDESC), Mestre em Artes Cênicas (PPGAC / UFRGS), licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (ULBRA) Diretor, ator e cenógrafo da companhia teatral Caixa do Elefante Teatro de Bonecos desde 1991. Foi Presidente da AGTB - Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos nos anos de 2002 e 2003. Experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: artes cênicas, comunicação, programas televisivos e Teatro de Animação.
 
Daiane Dordete Steckert Jacobs - Currículo Lattes
 
Professora do Departamento de Artes Cênicas da Udesc na área de voz/interpretação. Professora do Programa de Pós-graduação em Teatro da UDESC. Doutora e Mestre em Teatro pela UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. Bacharela em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná. É atriz, diretora, dramaturga, contadora de histórias e poeta. Pesquisa nas áreas de voz, atuação, performance e teatro performativo
 
Bianca Scliar Cabral Mancini - Currículo Lattes
 
Sou artista da performance. Pesquiso as intersecções poéticas entre o corpo e a cidade, com ênfase na interdisciplinaridade entre a arquitetura e as artes visuais. Meu trabalho investe no potencial criativo do cotidiano, na dança como arte relacional e na prática criativa enquanto procedimento pedagógico para o movimento. Estudei Arte em Espaços Públicos na Bauhaus Universität (Alemanha) e Filosofia do Movimento na Concordia University (Canadá), onde conclui respectivamente as pesquisas Mapeando o Eu em movimento no meu Mestrado e o Pedagogias de Movimento com a Cidade- performance, colaboração e o urbano, minha tese de doutorado. Desde 2006 integro o SenseLab, laboratório interdisciplinar coordenado por Erin Manning e Brian Massumi, com quem desenvolvo a pesquisa Immediations, afiliada a meu grupo de trabalho no CEART. Nosso foco está no desenvolvimento de estratégias de improvisação interdisciplinar a partir da filosofia processual, nas artes tradicionais e contemporâneas. Além do trabalho de pesquisa-criação, sou editora do periódico Inflexions e dirijo o Programa Moinho de Danças e o Laboratório de Ensaios e Imprevistos, em Florianópolis.

 
Centro de Artes - CEART / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8300
© 2010-2012 SETIC - UDESC