Programa de Pós-Graduação em Teatro

Clarice Steil Siewert - currículo lattes
Orientadora: Profa. Dra. Márcia Pompeo Nogueira

Nossas Histórias em Cena: um Encontro com o Teatro Playback

Resumo:
 O teatro playback é uma forma teatral em que os atores improvisam histórias reais contadas por pessoas da plateia, tendo a figura do condutor como elo entre os artistas e o público. Criado em 1975 por Jonathan Fox, já existem grupos que fazem teatro playback em mais de 30 países. No Brasil é uma prática relativamente desconhecida. Nesse sentido essa dissertação tem como objetivo explicitar os objetivos do teatro playback, suas técnicas e procedimentos. O principal questionamento da pesquisa diz respeito à formação necessária para a atuação no teatro playback em termos artísticos e éticos. Mais do que uma aproximação teórica, a presente pesquisa apresenta um estudo mergulhado na prática, imbuído de histórias reais, construído a partir de um envolvimento racional, emocional e físico da autora.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Márcia Pompeo Nogueira (orientadora); Prof. Dr. Milton de Andrade (UDESC); Profa. Dra. Gilka Elvira Ponzi Girardello (UFSC)
Data da Defesa: 17/11/2009
[DISSERTAÇÃO]


Débora de Matos - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Valmor Beltrame

A Formação do Palhaço: Técnica e Pedagogia no Trabalho de Ângela de Castro, Ésio Magalhães e Fernando Cavarozzi 

Resumo:
 A pesquisa objetiva investigar o processo de formação do palhaço, (re)conhecer princípios técnicos e procedimentos pedagógicos utilizados na formação do palhaço/aprendiz. O estudo dos modos de operacionalizar a prática de ensino/aprendizagem na arte da palhaçaria evidencia um conjunto de saberes que podem instrumentalizar a prática de jovens artistas. Esta investigação analisa a trajetória de três artistas profissionais. São eles: Ângela De Castro, Ésio Magalhães e Fernando Cavarozzi. O estudo, de caráter qualitativo, apresenta inicialmente uma revisão da bibliografia na busca de investigar códigos que definem esta linguagem artística. Posteriormente, desenvolve-se uma análise dos percursos dos três artistas. Tal análise se efetua por meio da observação de espetáculos, oficinas, cursos e com a realização de entrevistas. A apresentação dos procedimentos recorrentes por eles utilizados, longe de reduzi-los a planilhas e esquemas imutáveis, pretende apontar um conjunto de “bons conselhos” para auxiliar jovens artistas na construção de seus próprios caminhos profissionais e artísticos.

Banca de Defesa: rof. Dr. Valmor Beltrame (orientador); Profª. Drª. Vera Collaço (UDESC); Profa. Dra. Neyde Veneziano (UNICAMP)
Data da Defesa: 11/12/2009
[DISSERTAÇÃO]


Fábio Henrique Nunes Medeiros - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Valmor Beltrame

Fronteiras Invisíveis e Territórios Movediços entre o Teatro de Animação Contemporâneo e as Artes Visuais: A Voz do Pincel de Álvaro Apocalypse.

Resumo: Partindo da premissa que o teatro de animação contemporâneo hibridiza-se com outras linguagens artísticas, torna-se necessário desvelar a co-existência de fronteiras nestas linguagens. A investigação aborda fundamentalmente as múltiplas relações e cruzamentos entre o teatro de animação contemporâneo e as artes plásticas/visuais, apoiando-se nos conceitos de hibridismo de Nestor Garcia Canclini e de polifonia de Mikhail Bakhtin. Esses conceitos foram utilizados para a análise da trajetória de Álvaro Apocalypse, artista plástico e diretor de teatro, fundador do grupo Giramundo Teatro de Bonecos, de Belo Horizonte - MG, especificamente na concepção de três montagens: Cobra Norato, Giz e Pinocchio. O Giramundo é um dos mais importantes grupos no panorama do teatro de animação brasileiro, e essas relações com as outras artes são fortemente perceptíveis ao longo de seu curso, evidenciando uma poética pautada na plasticidade da cena.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Valmor Beltrame (orientador); Prof. Dr. Milton de Andrade (UDESC); Profa. Dra. Ana Maria de Abreu Amaral (USP)
Data da Defesa: 17/12/2009
[DISSERTAÇÃO]


HENRIQUE SAIDELCurrículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Edélcio Mostaço

IRONIA E METALINGUAGEM EM CENA: Ambigüidades, Aberturas

Resumo:
 O objetivo deste trabalho é observar e refletir como a metalinguagem e a ironia podem ser articuladas e manifestadas na encenação contemporânea. Quais são os procedimentos estéticos utilizados com maior frequência na construção de espetáculos metalingüísticos e irônicos, e como os mesmos podem atuar sobre e com o espectador, instaurando (ou não) uma cena aberta, plural, não-unívoca, e que aceita (e até mesmo necessita) a participação do espectador como co-autor da cena. A pesquisa debruça-se, muitas vezes, sobre elementos não-verbais da encenação, ultrapassando os limites do texto teatral. Para exemplificar as reflexões teóricas apresentadas, analiso quatro espetáculos de diferentes grupos curitibanos atuais: Morgue Story (2004), da Vigor Mortis; Mulher artificialmente branca (2006), da Barridos da Cena; Gambiarra (2008/2009), do Elenco de Ouro; e O bom selvagem (2006), da Kiwi Cia. de Teatro. Temas como o Grand Guignol, o trash, o teatro de imagens, a carnavalização e a questão do político no teatro permeiam as análises. A dissertação é estruturada em dois capítulos. No primeiro capítulo, abordo os elementos e características processuais da metalinguagem e suas reverberações em uma arte, em um teatro que coloca a si mesmo como objeto de reflexão, que se interroga enquanto linguagem (auto-questionamento) diante do público, em cena. No segundo capítulo, realizo uma incursão pelas atuais definições de ironia, partindo de estudos lingüísticos e literários até chegar, por extensão, ao teatro. Ao contrário do capítulo anterior, as descrições e análises das ironias presentes nos espetáculos não se concentram ao final do texto: elas se espalham ao longo dos itens, pontuando e encorpando as etapas do raciocínio teórico e fornecendo bases empíricas para as discussões.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Edélcio Mostaço (orientador); Prof. Dr. Valmor Beltrame (UDESC); Profa. Dra. Arlete Cavalliere (USP)
Data da Defesa: 11/12/2009
[DISSERTAÇÃO]


LAURA SILVANA RIBEIRO CASCAES - currículo lattes
Orientadora: Profa. Dra. Vera Collaço

QUERIA BORDAR TEU NOME: A Dança no Teatro de Revista

Resumo:
 Esta dissertação busca investigar a dança no  Teatro de Revista carioca,  para analisar as influências do imaginário da modernidade  nos bailados, bem como identificar alguns gêneros e técnicas de dança incorporadas junto à produção da cena revisteira, considerando o corpo de baile, especialmente as coristas-dançarinas (as chamadas girls) e as rupturas representadas pela modernidade em relação  à dança  deste período. Para tal, me pauto na história cultural, tendo como procedimento metodológico, estudos existentes sobre este gênero teatral e análise de fotografias das cenas dos espetáculos, esta última análise visa observar e identificar aspectos dos gêneros de dança presentes, especialmente as chamadas “danças modernas” e vestígios das identidades sociais das dançarinas. Para tanto, serão analisados os bailados de um tipo de revista, a revista da década de 1920, aquela que não é mais a Revista de Ano, mas que ainda não perdeu totalmente o contato com o texto, ou seja, que ainda apresenta um fio de enredo, mesmo que de forma muito tênue. Para isso trabalho com dois textos revisteiros da década de 1920, Comidas Meu Santo, de 1925, de Marques Porto e Ary Pavão; e Guerra ao Mosquito, de 1929, de Marques Porto e Luiz Peixoto, de modo a traçar um paralelo destes textos revisteiros com a modernidade e com  os números de dança. Para investigar o panorama dos bailados foram analisadas fotografias destes espetáculos, críticas de jornais, textos revisteiros e, de modo menos pontual, charges e caricaturas, no intuito de desvendar os vestígios históricos para compreender a dança no interior das práticas culturais cariocas do Teatro de Revista, discutindo aspectos relativos à modernidade e a invenção da identidade nacional brasileira.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Vera Collaço (orientadora); Profa. Dra. Sandra Meyer (UDESC); Prof. Dr. Tiago de Melo Gomes (UFRPE)
Data da Defesa: 11/12/2009
[DISSERTAÇÃO]


Leon de Paula - Currículo Lattes
Orientador: Profª. Drª. Vera Collaço

ECOS DOS SERMÕES - A PAIXÃO Segundo Todos Os Homens, de Wilson Rio Apa, em Florianópolis

Resumo:
 Pela presente dissertação analiso o trabalho de teatro desenvolvido por Wilson Rio Apa e sua Família, em Florianópolis, com especial atenção ao espetáculo A PAIXÃO Segundo Todos Os Homens, realizado na Lagoa da Conceição e Praias dos Ingleses e do Santinho, no período compreendido entre 1977 e 1987, e as conseqüências do trabalho por ele desenvolvido para o movimento teatral da capital de Santa Catarina nas décadas de 1980 e 1990. Esta pesquisa revisita iniciativas realizadas por grupos de teatro de Florianópolis, nas décadas de 1980 e 1990, que se serviram do sentido simbólico e monumental de espaços de tipologia não-italiana, componentes do patrimônio histórico e cultural da cidade, como suporte para a concepção da obra de arte teatral. O primeiro capítulo apresenta a cidade e o que acontecia nela no seu panorama social urbano, às vésperas da chegada de Wilson Rio Apa e sua Família. O capítulo seguinte apresenta a chegada de Wilson Rio Apa em Florianópolis e o transcorrer d’A PAIXÃO Segundo Todos os Homens na Ilha de Santa Catarina, de 1977 a 1987, bem como o contexto político do país, a encenação, os atores, as personagens, o roteiro, os espaços utilizados para a encenação (quais eram, e como eram usados para tal fim), a preparação dos atores, a produção, as discussões políticas envolvidas pelos temas abordados no espetáculo. O último capítulo aborda a “abertura” da cidade (motivada pela iniciativa de Wilson Rio Apa e sua Família através d’A PAIXÃO) ao teatro dito “popular”; da apropriação iniciada nas duas últimas décadas do século XX em Florianópolis pelos grupos locais dos patrimônios existentes na cidade em prol do seu fazer teatral; do trânsito entre modernidade/pós-modernidade feito por estes grupos a partir de suas investigações a respeito do espaço cênico, nesse período em que é possível observar (além do já existente TAC) o aparecimento de outros espaços – empreendidos tanto pelo poder público quanto por iniciativas privadas – criados a fim de também atender a essa demanda; a proposição estética de alguns grupos de teatro local que “provocaram” a “Antiga Desterro” em espaços distintos do “velho casarão da Pereira Oliveira”; e a fragmentação do centro como único ponto difusor de iniciativas culturais do município.

Banca de Defesa: Profª. Drª. Vera Collaço (orientadora); Prof. Dr. Valmor Beltrame (UDESC); Profa. Dra. Neyde Veneziano (UNICAMP)
Data da Defesa: 31/03/2009
[DISSERTAÇÃO]


Loren Fischer Schwalb - Currículo Lattes
Orientador: Profª. Drª. Vera Collaço

O teatro de rua em Lages: Reconstrução do imaginário cênico em espaços públicos - As experiências do Grupo Gralha Azul (1970) e do Grupo de Teatro Menestrel Faze-dô (1990)

Resumo: Esta pesquisa busca refletir sobre a modalidade do teatro de rua, através de três pontos – chave: o ator, a cidade e o público. Este estudo propõe desenvolver um resgate da prática do teatro de rua em Santa Catarina através da investigação da trajetória de dois coletivos: O grupo Gralha Azul e o grupo Menestrel Faze - dô, ambos da cidade de Lages/SC. A estrutura deste trabalho está dividida em três capítulos que apresentam a história de cada um destes grupos e as diferentes maneiras de execução do teatro de rua. No capítulo primeiro a cidade de Lages é descrita, desde sua fundação até a década de 1970, data em que surge o Grupo Gralha Azul. Neste capítulo apresenta-se a história do teatro nesta cidade e o surgimento deste coletivo. No segundo capítulo é contemplada a história do grupo Menestrel Faze –dô, que surge na cidade de Lages na década de 1990. Por fim, o capítulo terceiro aborda a relação entre estes dois coletivos, tanto nos pontos em que se assemelham quanto nos que se diferenciam através da análise de suas práticas. São também abordados neste último capítulo os conceitos de teatralidade e imaginário, atrelados à experiência do teatro de rua, além da análise de alguns depoimentos do público e a descrição das poéticas de cada um destes coletivos.

Banca de Defesa: Profª. Drª. Vera Collaço (orientadora); Prof. Dr. André Luiz Antunes Netto Carreira (UDESC); Prof. Dr. Narciso Telles (UFU)
Data da Defesa: 17/08/2009
[DISSERTAÇÃO]


Melissa da Silva Ferreira - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Antonio Vargas Sant'Anna

MITOLOGIA E ASCESE: JERZY GROTOWSKI "ALÉM DO TEATRO"

Resumo:
 Este estudo se propõe articular as relações entre as características e os temas da mitologia heróica e o percurso teatral, “além do teatro”, do encenador polonês Jerzy Grotowski. Na primeira parte deste volume, são expostas as origens culturais, sociais e teóricas do pensamento e da prática de Grotowski, demonstrando, assim, a relação entre as suas buscas pessoais e o seu percurso teatral. Na segunda parte do trabalho, são discutidas as formas de tratamento do mito no trabalho de Grotowski, sua função, sua importância e a sua influência nos vários campos do processo artístico, como a escolha e o tratamento dos textos, o papel do público, o trabalho com o ator na construção da personagem e as técnicas de preparação de ator. O referencial teórico utilizado para a abordagem das questões míticas e simbólicas provém da hermenêutica simbólica. Em termos conclusivos, são destacadas as semelhanças entre as ações da mitologia heróica e o trabalho de Grotowski, no que diz respeito, principalmente, ao ato sacrificial como forma de consolidação da dimensão espiritual.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Antonio Vargas Sant'Anna (Orientador), Prof. Dr. André Luiz Antunes Netto Carreira, Prof. Dr. Rafael Raffaelli
Data da Defesa: 16/02/2009
[DISSERTAÇÃO]


Paula Rojas Amador - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Valmor Beltrame

A INTERPRETAÇÃO NÃO-NATURALISTA NOS ESPETÁCULOS “AGRESTE” E “O PUPILO QUER SER ATOR”

Resumo: A presente pesquisa tem como objeto a análise da interpretação teatral em encenações antinaturalistas. Também estuda a existência de alguns dos princípios presentes no teatro de máscara, no teatro de marionetes e no teatro nô, tais como: a economia de meios, o foco, a partitura de gestos e ações, a neutralidade, a imobilidade e a relação do ator com seu centro energético, também conhecido como centro de gravidade. O estudo centra suas análises em dois espetáculos contemporâneos encenados no Brasil: Agreste dirigido por Márcio Aurélio e encenado pela Cia. Razões Inversas, no ano de 2004 em São Paulo-SP; e O Pupilo quer ser tutor, peça do dramaturgo austríaco Peter Handke encenado pela Cia. Teatro sim... Por que não?! no ano de 2007, em Florianópolis-SC, sob a direção de Francisco Medeiros. A pesquisa incorpora o conceito de teatralidade e suas relações com a mimese como elementos concretos para discutir o trabalho interpretativo que se distancia do modo naturalista de atuar.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Valmor Beltrame (Orientador), Prof. Dr. Milton de Andrade, Prof. Dr. Matteo Bonfitto
Data da Defesa: 19/02/2009
[DISSERTAÇÃO]


Pedro Diniz Bennaton 
Orientador: Prof. Dr. André Luiz Antunes Netto Carreira

DESLOCAMENTO E INVASÃO - Estratégias para a construção de situações de intervenção urbana

Resumo: A presente pesquisa tem como focos principais analisar e descrever procedimentos estratégicos de invasão, ocupação e deslocamento, utilizados em intervenções urbanas realizadas por grupos políticos e, ou, artísticos, tais como: Black Block, Reclaim The Streets, H.I.J.O.S., Grupo Empreza e ERRO Grupo. Considerando as teorias de Richard Schechner e dos relatos de experiências situacionistas no espaço urbano, esta análise contribui para a compreensão de procedimentos operacionais e de processos criativos de ação urbana. As estratégias de ação urbana, originárias de grupos artísticos ou de grupos políticos, podem ser eficazes em qualquer âmbito onde a proposta seja de intervenção. O estudo em questão parte da noção do sujeito e do espaço urbano contemporâneo e busca genealogias de procedimentos de intervenção urbana nos movimentos artísticos de vanguarda do início do século XX, assim como apresenta práticas de intervenções urbanas contemporâneas refletindo sobre a noção e a utilização dos procedimentos estratégicos de invasão, ocupação e deslocamento. Demonstrar o quanto o conceito de arte e teatro atualmente pode ser movediço, ou o quanto o teatro de rua pode se alimentar de outras manifestações que acontecem neste mesmo espaço e ainda se manter dentro da linguagem do teatro de rua, é uma das conseqüências pesquisa e observação da utilização prática destes procedimentos estratégicos de manifestação urbana. Na contemporaneidade, a ampliação do conhecimento sobre os procedimentos estratégicos de ação pode resultar em uma eventual articulação de uma noção de princípios técnicos de resistência para re-significação e transformação das ruas.

Banca de Defesa: Prof. Dr. André Luiz Antunes Netto Carreira (orientador); Prof. Dr. Valmor Beltrame (UDESC); Profa. Dra. Julia Elena Sagaseta (IUNA)
Data da Defesa: 16/03/2009
[DISSERTAÇÃO]


Samantha Agustin Cohen - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. André Carreira

TEATRO DE GRUPO: TRAJETÓRIAS E RELAÇÕES
Impressões de uma visitante

Resumo:
 A presente pesquisa tem como foco principal investigar estruturas e relações de grupos teatrais estáveis, criados no início dos anos 1990 e com uma produção teatral de relativa importância dentro do atual contexto teatral regional e nacional. Os cinco grupos estudados estão sediados nas regiões sul e sudeste do Brasil, são eles: Cia. Carona (Blumenau/SC); Vigor Mortis(Curitiba/PR); Falos & Stercus (Porto Alegre/RS), Teatro da Vertigem (São Paulo/SP) e Os dezequilibrados (Rio de Janeiro/RJ). A pesquisa alia estudo bibliográfico a estudo de campo. No decorrer do trabalho são mapeados e analisados a organização dos grupos, a divisão de funções artísticas e administrativas, e os níveis e tipos de relações estabelecidas entre os integrantes e o seu entorno; a fim de perceber como estas questões influenciam na formação das identidades artísticas dos coletivos. Outro objetivo importante da pesquisa é tentar perceber as diferenças e aproximações dos modos de sobrevivência de grupos teatrais localizados em distintos lugares. Ao final são apresentados os perfis de cinco coletivos com o intuito de possibilitar o leitor refletir a respeito da realidade artística de grupos teatrais contemporâneos e oferecer material de estudo e reflexão a diretores, atores e pesquisadores acadêmicos que se interessam pela recente história e prática teatral brasileira.

Banca de Defesa: Prof. Dr. André Carreira (orientador); Prof. Dr. Antonio Vargas Sant’Anna (UDESC); Prof. Dr. Renato Ferracini (UNICAMP)
Data da Defesa: 09/09/2009
[DISSERTAÇÃO]

 
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