Programa de Pós-Graduação em Teatro

André SarturiCurrículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral

Quando os dados (não) rolam: Jogo, teatralidade e performatividade Quando os dados (não) rolam: Jogo, teatralidade e performatividade na interação entre o ROLEPLAYING GAME e o Process Drama.

Resumo:
 Esta pesquisa examina as similaridades entre ROLEPLAYING GAME e o Process Drama, identificando seus aspectos de teatralidade e performatividade, ambos comuns ao ROLEPLAYING GAME e ao teatro. Esta investigação esteve centrada em teoria e prática. Em termos teóricos, foram desenvolvidos estudos sobre performatividade e teatralidade, baseados em Schechner (2006) e Féral (2003); o relacionamento entre jogo e teatro foi examinado a partir das perspectivas de Huizinga (2001), Caillois (1994) e Pavis (1999). A análise do jogo foi considerada pelo ponto de vista do RPG e de sua versão ao vivo, LARP (Live Action Roleplaying). Com relação à prática, duas experiências com LARP foram desenvolvidas. Ambas tiveram “As Bruxas de Salém”, de Arthur Miller, como pré-texto. Nestas experiências, alunos da primeira fase de licenciatura em teatro usaram elementos de drama e jogos teatrais. A análise de ambas as práticas apontam similaridades entre o Mestre do Jogo e o Teacher-inrole, um planejamento baseado em episódios, e uma dimensão de jogo orientada por um prétexto. Esta investigação também incluiu uma análise conceitual de jogo, atuação e representação.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral (orientadora); Profa. Dra. Vera Collaço (UDESC); Profa. Dra. Vera Lúcia Bertoni dos Santos (UFRGS).
Data da Defesa: 28/06/2012
[DISSERTAÇÃO]


Alessandra DörrCurrículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Sandra Meyer Nunes

Études Rítmicos: A Ação do ator no tempo/espaço

Resumo:
 Essa dissertação propõe a descrição de estudos sobre o ritmo, denominados étudesrítmicos, elaborados para serem experienciados como exercícios de variação tempo-espacial. Ao longo da escrita serão analisadas as experiências compartilhadas com um grupo de atores na criação dos études. A ideia de uma articulação da ação física no espaço e no tempo vincula-se a uma ação que não se dá a priori, mas se organiza no momento de sua feitura, levando em conta as dinâmicas variáveis provenientes do jogo entre os atores e os elementos rítmicos trabalhados. A escuta de si mesmo e do outro é considerada, na medida em que propicia aos atores o compartilhamento de aspectos rítmicos e o despertar de imagens e dinâmicas diferenciadas na construção de ações físicas no espaço/tempo.

Banca de Defesa: Profa, Dra. Sandra Meyer Nunes (orientadora); Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda (UDESC); Prof. Dr. Gilberto Icle (UFRGS).
Data da Defesa: 18/05/2012
[DISSERTAÇÃO]


Cléber Pereira Borges - Currículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Marcia Pompeo Nogueira

As Contribuições do Grupo Teatral Jovens Atores para as Políticas Culturais de Diadema nos Anos 1990

Resumo: Este trabalho busca compreender as contribuições do grupo teatral Jovens Atoresno âmbito das políticas culturais implementadas em Diadema/SP a partir dos anos 1990. De início, apresenta noções e proposições sobre políticas culturais por meio da revisão da bibliografia especializada no tema. Indica autores e discussões pertinentes ao assunto e elege, para efeito de análise deste trabalho, o conceito de políticas culturais como sinônimo de públicas para a cultura. Os conceitos de políticas culturais expostos servem de parâmetro para o caso concreto da cidade de Diadema. Para tanto, o trabalho aborda seu contexto sociopolítico procurando identificar os indícios que motivaram as sucessivas gestões, a partir dos anos 1980, a implantar políticas públicas de forma sistemática para a diminuição de desigualdades sociais e como isso impactou no campo cultural. Ressalta, ainda, a problemática da violência presente na própria constituição da cidade à luz de estudos concernentes ao tema, indicando certa contradição entre o processo de melhorias sociais ao mesmo tempo em que há significativo aumento da violência. Paralelamente a isso, é apontado o contexto cultural de Diadema com a finalidade de refletir de que forma a cidade procurou combater o estigma de cidade violenta por meio da promoção cultural na gestão municipal do período 1993-1996. É nesse momento que as manifestações teatrais em Diadema voltam a florescer, a exemplo do que já que houvera nos anos 1970 com o Teatro-Escola. Os Jovens Atores de Diadema, nascidos de uma oficina teatral promovida pela mediação cultural, torna-se o expoente dessa arte na cidade a partir de 1995. O trabalho trata das montagens teatrais do grupo com a finalidade de extrair daí as contribuições e o legado por ele deixado na cidade. Aponta a importante metodologia de narração de histórias pessoais e da cidade na construção de um dos espetáculos e o quanto seu resultado impactou sobre o público. Ressalta ainda a relação qualidade artística e identidade com um dos fatores de sucesso do grupo. Como considerações finais, o trabalho aponta as contribuições do grupo para as políticas culturais questionando os limites dessas políticas.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Marcia Pompeo Nogueira (orientadora); Profa. Dra. Vera Collaço (UDESC); Prof. Dr. Elmir de Almeida (USP).
Data da Defesa: 24/08/2012
[DISSERTAÇÃO]


Cristóvão de OliveiraCurrículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Sandra Meyer Nunes

A busca pela singularidade no trabalho do ator e a legitimação de uma técnica pessoal : um estudo sobre a Periplo, Compañia Teatral

Resumo:
 A pesquisa discute a possibilidade de legitimação de uma técnica pessoal vinculada ao trabalho do ator a partir da perspectiva da Periplo, Compañia Teatral (Buenos Aires/Argentina). Busca-se verificar como se dá, nesta grupalidade, o trânsito entre a elaboração de uma técnica proveniente de mecanismos de treinamento coletivo e a busca pela singularidade do ator, levando em conta os processos de subjetivação deste. O foco principal do estudo sobre o grupo portenho é a possibilidade de elaboração de uma técnica pessoal para o ator em um contexto de grupo, configurando um trabalho que o identifique e o configure como criador de sua própria poética. Os mecanismos de criação do ator serão abordados a partir da noção de singularidade e do trabalho sobre si mesmo. A análise empreendida neste estudo entende os discursos (de retórica, de prática e de orientação teórica) da Periplo em sua dimensão aberta, dinâmica e processual, em sua busca por uma cultura de grupo sem prescindir da autonomia do ator. No estudo sobre a Periplo, Compañia Teatral foram considerados aspectos de seu treinamento, em seus desdobramentos subjetivos, artísticos e pedagógicos. Nas reflexões sobre os princípios de trabalho presentes no treinamento e na produção artística do grupo, leva-se em conta as noções de tékhne, ação, imagem, precisão e espontaneidade, que permitem ao ator a possibilidade de expressar parâmetros próprios em um contexto de grupo.

Banca de Defesa: Profª Drª Sandra Meyer (orientadora); Prof. Dr. Valmor Beltrame (UDESC); Profª Drª Eliane Tejera Lisbôa (UFCG).
Data da Defesa: 24/02/2012
[DISSERTAÇÃO]


Gabriela Pereira Fregoneis
Orientadora: Vera Regina Martins Collaço

Da performance ao cinema : análise sobre as experiências em metamorfoses de Ofélia

Resumo: Esta dissertacao tem como cerne de investigacao realizar uma analise sobre a fronteira existente entre Teatro e Cinema na montagem dos Filmes de Teatro, elaborados por inumeros diretores na contemporaneidade. A unidade de analise sera realizada a partir da dualidade teorico/pratica sobre a influencia que o processo criativo de outro artista, neste caso o Filme de Teatro Performativo do italiano Romeo Castellucci - Tragedia Endogonidia, que me moveu para desdobrar experiencias praticas e perceptivas no desenvolvimento do meu trabalho de atriz. E a partir das percepcoes subjetivas do meu olhar frente a obra filmada, que sou levada a investigar pontos de convergencia e divergencia entre os dois fazeres artisticos. O olhar fenomenologico sobre o Filme de Teatro Performativo Tragedia Endogonidia foi o impulsionador para iniciar o processo criativo, dentro da linguagem performatica, no projeto de montagem da instalacao de Metamorfoses de Ofelia. Busco verificar como se da a hibridacao das duas linguagens artistica . Teatro e Cinema. Esta analise tem como foco o processo criativo e posterior filmagem da instalacao Metamorfoses de Ofelia. Um segundo aspecto a ser analisado, levando em conta os resultados obtidos pela apresentacao e filmagem da instalacao, e a diferenca de percepcao que existe entre o ¿\presenciar. ao vivo uma performance e ¿\presenciar. virtualmente a mesma arte, que agora e recebida por meio do cinema.

Data da Defesa:
[DISSERTAÇÃO]


Heloisa Marina da Silva - Currículo Lattes
Orientador:  Stephan Arnülf Baumgärtel

Narrativas pessoais : possibilidades de confrontos com o real na cena

Resumo:
 A presente pesquisa busca refletir sobre a exploração de narrativas pessoais na cena teatral contemporânea como possibilidade de gerar confronto entre realidade e ficção no âmbito na encenação. O trabalho está organizado em duas partes: a primeira parte foi estruturada a partir de formulações teóricas que ponderam acerca da concepção do real no contexto da sociedade pós-moderna e visa refletir sobre as estratégias e motivações que fizeram com que despontassem diferentes formas de exploração do real na cena teatral contemporânea e como as narrativas pessoais interagem nesse processo. Pondera, ainda, acerca dos possíveis desdobramentos que o uso de autobiografias em cena geram no intuito de provocar tensão entre realidade e ficção no instante do acontecimento cênico. Na segunda parte serão apresentadas análises de trabalhos do bonequeiro argentino Sergio Mercurio; do grupo colombiano Mapa Teatro e de um espetáculo nascido da parceria entre a atriz Janaina Leite, o músico Fepa e o diretor teatral Luiz Fernando Marques, três brasileiros. O foco da segunda parte é realizar uma análise que leva em consideração os pressupostos assinalados na primeira parte. Busco compreender em que medida estes trabalhos, que exploram o uso de autobiografias, geram tensão entre realidade e ficção e quais estratégias cênicas utilizam no intento de articular o campo privado, pessoal dos artistas, com indagações que concernem ao campo social.

Data da Defesa:
[DISSERTAÇÃO]


Lara Tatiane de Mato
Orientador: André Luiz Antunes Neto Carreira

Intersecções entre prática teatral e vida social no trabalho das atrizes do Odin Teatret.

Resumo: Esta pesquisa propõe um estudo sobre intersecções entre vida pessoal e vida profissional no trabalho das atrizes do Odin Teatret, Else Marie Laukvik, Iben Nagel Rasmussen, Roberta Carreri e Julia Varley. Foram levantados durante a trajetória de cada uma das quatro atrizes, momentos onde interferências da vida pessoal na vida profissional culminaram na criação de novas metodologias de criação e treinamento. Um dos eixos deste estudo foi pensar que as novas metodologias de criadas pelas quatro atrizes possibilitariam localizar o espaço de cada uma delas dentro do grupo bem como identificar diferentes maneiras de compreensão da prática teatral. Através da análise do espaço estabelecido por cada uma das atrizes no grupo, discute relações de gênero que envolvem o fazer teatral destas atrizes. Também foi propósito deste trabalho trazer à público a pesquisa das atrizes do grupo, numa tentativa de analisando seu trabalho trazer à tona discussões sobre a presença das mulheres na história do teatro.

Data da Defesa:
[DISSERTAÇÃO]


Lia Alarcon Lima - Currículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Marcia Pompeo Nogueira

O Teatro em Comunidade no Contexto das ONGS

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar a prática teatral que acontece em Organizações não Governamentais (ONGs), analisando e refletindo sobre o seu significado dentro do contexto comunitário. Parte de um estudo sobre as ONGs, tentando entender seu perfil histórico, trazendo em particular a situação de Florianópolis. Para entender a prática teatral nas ONGs parte-se de um referencial do Teatro na Comunidade, que oferece parâmetros para análise da prática, fundamentada numa perspectiva dialógica. Para entender a prática teatral que acontece em ONGs nos baseamos em um estudo quantitativo, a partir de informações, mesmo que parciais, de um banco de dados sobre experiências que envolvem arte, cultura e transformação social, tendo como público alvo a juventude; e em um estudo qualitativo, a partir de experiências que tive como arte educadora em comunidades de baixa renda, de Florianópolis. Uma prática teatral realizada no Morro da Caixa, em Florianópolis, é apresentada como um modelo. Por fim, apresento dados de uma investigação que aconteceu em 2011, sobre a prática teatral que acontece na ONG CEDEP, no bairro Monte Cristo, na parte continental de Florianópolis.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Marcia Pompeo Nogueira (orientadora); Profa. Dra. Tereza Mara Franzoni (UDESC); Profa. Dra. Marina Henriques Coutinho (UNIRIO).
Data da Defesa: 31/08/2012
[DISSERTAÇÃO]


Lisa Souza BritoCurrículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro

O teatro de Peter Brook no cinema de Marat/Sade: um estudo de aspectos da visão teatral de Brook em sua obra cinematográfica Marat/Sade

Resumo:
 O presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos da busca de Peter Brook no campo teatral. O espetáculo estudado para a compreensão do tema é A perseguição e o assassinato de Jean-Paul Marat, representados pelo Grupo Teatral do Hospício de Charenton, sob a direção do Senhor de Sade, cujo roteiro se inspira no texto dramatúrgico de autoria de Peter Weiss. Esta pesquisa busca ainda discutir o conceito de teatralidade presente no filme de Brook, tendo como ponto inicial a questão do olhar, a partir de autores como Josette Féral, Patrice Pavis, Matteo Bonfitto, e procurando estabelecer um diálogo com facetas das ideias teatrais do próprio Brook. O estudo da linguagem cinematográfica do diretor inglês procura assim considerar a teatralidade do filme fazendo uma analogia com questões do pensamento de Antonin Artaud, que dizem respeito ao teatro como um duplo da vida, em seu Teatro da Crueldade, e com as ideias de Bertolt Brecht em seu Teatro Épico, que considera o mundo passível de transformação.

Banca de Defesa: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro (orientadora); Profa. Dra. Vera Collaço (UDESC); Prof. Dr. Luciano Pires Maia (UNIRIO).
Data da Defesa: 30/05/2012
[DISSERTAÇÃO]


Patrícia dos Santos Silveira - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Stephan Baumgärtel

O texto que nasce do corpo: relações entre escrita e oralidade na construção do texto teatral

Resumo:
 O presente trabalho discute a relação entre escrita e oralidade na criação de dramaturgia. Analisa as características especificas de cada modo de utilizar a linguagem verbal, questionando os paradigmas estabelecidos nas formas de entender o texto teatral. Para isso, questiona o tratamento dado as criações orais dos atores em situações nas quais não contam com um texto escrito em sua origem para a construção do texto verbal. Entende que a escrita constitui uma forma de tecnologia para construção textual surgida ao longo da historia e que,nesse sentido, não da conta da totalidade da experiência com a linguagem verbal em sua totalidade. O objetivo e recolocar a criação oral do ator sob outro ponto de vista, entendendo suas características a partir da discussão sobre a oralidade e colaborar, desse modo, para uma melhor utilização desse recurso em processos que o utilizem para a construção do texto final ou texto espetacular. Os principais teóricos utilizados foram Walter Ong, que estuda as relações paradigmáticas entre escrita e oralidade, as quais, segundo ele, representam formas mentais e culturais distintas de relacionar-se com a linguagem verbal, o que conduz a procedimentos de criação verbal e características especificas para cada forma de textualidade; e Paul Zumthor, o qual reflete sobre essas diferenças no campo da arte, entendendo que a criação essencialmente oral pressupõe construção verbal performance vocal na mesma instancia de criação, dando-se, no caso da improvisação, no mesmo tempo e espaço da performance. A metodologia utilizada foi o levantamento e analise de fontes bibliográficas sobre escrita, oralidade e o texto no teatro, o acompanhamento dos ensaios e realização de entrevistas com um grupo teatral que baseia seu processo de construção de dramaturgia na improvisação do ator (Grupo teatral UTA – Usina do Trabalho do Ator, da cidade de Porto Alegre); e descrição e analise de exercícios de improvisação, desenvolvidos numa experiência pratica realizada durante a pesquisa, para a construção de dramaturgia. A partir dos dados observados e da pratica desenvolvida, inicialmente, foi possível perceber que a escrita e a oralidade possuem formas distintas de serem experienciadas e produzidas pelo ator, o que reflete em certas diferenças na construção do texto teatral. Essas diferenças, mais do que determinarem resultados, referem-se a aspectos do processo de construção do texto verbal, modo como ele pode ser contextualizado e, consequentemente, experienciado enquanto obra teatral. Contudo, essas questões ainda não são completamente reconhecidas pela teoria do texto teatral, a qual oferece um entendimento sobre o signo lingüístico no teatro como algo essencialmente ligado ao fenômeno da escrita. Alem disso, foi visto que uma dramaturgia criada oralmente, sem a utilização da escrita enquanto técnica de composição textual, tende a colocar corpo e palavra como suportes um do outro, construindo uma unidade criativa para o ator. Esta criação verbal parte de uma relação sígnica constituída de todos os elementos teatrais envolvidos na elaboração cênica e, por isso, apenas nesse contexto pode assumir valor estético e formal de obra teatral. O reconhecimento das características e das diferenças entre escrita e oralidade na elaboração do texto de teatro pode orientar novas buscas para a construção de dramaturgia a partir do trabalho do ator, assim como trazer novas luzes ao papel do signo lingüístico no evento teatral, amparando-se, para isso, na problematizarão e na criação de novos olhares sobre a relação entre corpo e palavra.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Stephan Baumgärtel (orientador); Profa. Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral (UDESC); Prof. Dr. Marcus Santos Mota (UnB).
Data da Defesa: 12/03/2012
[DISSERTAÇÃO]


Priscila de Azevedo Souza Mesquita - Currículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda

EM BUSCA DE UM TEATRO FEMINISTA: Relatos e Reflexões sobre o Processo de Criação do Texto e Espetáculo “Jardim de Joana”

Resumo:
 Considerando a lacuna de textos teatrais escritos por mulheres e/ ou que contemplem assuntos relacionados ao universo feminino, o grupo de pesquisa (Em) Companhia de Mulheres, da UDESC/ Florianópolis, formado para a execução desta pesquisa, propôs-se a criar seu próprio texto e espetáculo dentro do método devised theatre. A partir das sete demandas estabelecidas pelo women’s liberation movement, nos anos 1970, o grupo desenvolveu uma temática voltada às causas feministas, optando pela questão da legitimação da relação homo afetiva perante a lei e sua aceitação pela família e sociedade. Esta dissertação descreve como o grupo atingiu seus objetivos, desde a sua formação, passando pelas formas de organização até as estratégias de criação, que culminaram na criação do texto e espetáculo Jardim de Joana. Para refletir sobre este processo, a prática do grupo é colocada em diálogo com os procedimentos utilizados pela prática teatral feminista bem como com os conceitos que permeiam a teoria teatral feminista.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda (orientadora); Prof. Dr. Stephan Baumgärtel (UDESC); Profa. Dra. Lucia V. Sander (UnB).
Data da Defesa: 27/04/2012
[DISSERTAÇÃO]


Ana Rosa Gubert - Currículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda

Teatro de camponesas : práticas teatrais no movimento de mulheres camponesas em Santa Catarina

Resumo:
Este trabalho apresenta o Movimento de Mulheres Camponesas em Santa Catarina - MMCSC, para focar suas práticas teatrais recentes. O objetivo é descrever e analisar os processos de criação e o resultado cênico dos espetáculos teatrais NA LUTA SE FAZ HISTÓRIA (2008) e HISTÓRIAS AGROECOLÓGICAS, HISTÓRIAS DE MULHERES CAMPONESAS (2009), encenadas pelo grupo de teatro Resistência e Arte. A primeira peça retratou os 25 anos de ativismo do MMCSC. O segundo espetáculo, por mim dirigido, abordou questões ligadas à forma como este movimento defende o projeto de agricultura agroecológica. A análise de ambos os espetáculos é apoiada pelas teorias sociológicas sobre os movimentos sociais, por poéticas do teatro feminista e pelas teorias de gênero, enfocando as diversas propostas dos diretores convidados e sua relação com os referenciais estético-culturais das camponesas do MMC-SC.

Data da Defesa:
[DISSERTAÇÃO]


Rosimeire da SilvaCurrículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda 

No Passo da Lanterna: Em Busca do Teatro Feminista Brasileiro Contemporâneo

Resumo:
 Esta pesquisa traz a reflexão sobre o teatro feminista brasileiro, uma prática teatral que busca diferentes formas de criação em sua estética. A poética desse fazer teatral está voltada para questões referentes à mulher na organização social, sejam elas pessoais ou de ordem social, pois ambos os tipos estão relacionados a questões políticas e sociais. Tendo como uma das características a polissemia, o teatro feminista abre diferentes possibilidades para seu processo de criação. O teatro feminista pode ser considerado um teatro político, pois trata de questões da agenda feminista, consequentemente referentes à polis, e assim constitui possível ferramenta para o desencadeamento de atitudes pedagógicas. Embora a discussão em torno da temática aqui em questão se encontre sedimentada nos Estados Unidos e Inglaterra desde os anos 1960, no Brasil ainda está em processo de difusão em âmbito acadêmico, e por isso recebe, neste trabalho, a devida atenção. Para levar a termo esta discussão tornou-se necessário compreender melhor o que é feminismo, por se tratar de um termo que apresenta certa incompletude como conceito. Assim sendo, fez-se a opção por apresentar algumas passagens históricas do movimento feminista, o que propiciou também o esclarecimento sobre as ideologias implicadas, de modo a compreender como ocorreu o desenvolvimento de suas propostas, assim como algumas das importantes transformações ocorridas na estrutura social. Para compreender o que é teatro feminista, em relação aos encaminhamentos das discussões das ativistas no teatro, à construção da imagem da mulher na sociedade, e ao encaminhamento da crítica em suas produções artísticas no que diz respeito à representatividade da mulher na cena, foi preciso realizar um levantamento sobre as teorias críticas e as práticas das experiências das estadunidenses e britânicas, que discutem questões ideológicas, estéticas e poéticas na articulação entre teatro e feminismo. O objeto de pesquisa é voltado à discussão em torno das encenações brasileiras de caráter feminista. Com relação a esse tipo de teatro, são apresentados os trabalhos de duas atrizes brasileiras: Colla e Azevedo, legitimando a presença e voz dessas atrizes, assim como dando visibilidade a suas produções artísticas. É estabelecido um diálogo com o trabalho dessas atrizes com o objetivo de articular a teoria do teatro feminista com suas práticas estéticas, poéticas e ideológicas, localizando no Brasil a discussão sobre o teatro feminista. Finalmente, são traçadas algumas perpectivas visando contribuir com o aperfeiçoamento da produção teatral brasileira, dando-lhe visibilidade e promovendo seu incremento.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda (orientadora); Profa. Dra. Vera Collaço (UDESC); Profa. Dra. Janaina Trasel Martins (UFSC).
Data da Defesa: 25/05/2012
[DISSERTAÇÃO]


Tharyn Stazak de Freitas -  Currículo Lattes
Orientadora: Profa, Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral

Ambiente e Práticas de Drama - Experiência e Imersão

Resumo:
 Este trabalho focaliza o potencial de recursos como ambientação cênica e estímulos compostos para engajar os participantes em processos de drama. Para tanto foram realizadas entrevistas com coordenadores de cinco processos que utilizaram estes elementos de forma a verificar como contribuíram para promover a imersão dos estudantes nos respectivos processos. A ideia de imersão é trazida aqui como ‘uma experiência’ de interagir com um ambiente que estimule o envolvimento sensorial, emocional e intelectual no processo de conhecimento, logo, a análise desta experiência é feita através de registros de aulas (protocolos dos participantes), de questionários de avaliação da recepção e também de depoimentos, buscando relacionar suas experiências pessoais com o conceito de experiência enquanto conhecimento. O resultado da análise corrobora o potencial destes recursos para engajamento e agenciamento na construção da narrativa e pontua novos questionamentos sobre as possibilidades de sua utilização. Como a totalidade dos processos analisados mantém relação com as pesquisas realizadas na área do drama na Universidade do Estado de Santa Catarina, a pesquisa contribui também para mapear o entendimento destas questões dentro do campo da pedagogia e da formação de professores neste contexto específico.

Banca de Defesa: Profa, Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral (orientadora); Prof. Dr. André Carreira (UDESC); Profa. Dra. Mirna Spritzer (UFRGS).
Data da Defesa: 29/05/2012
[DISSERTAÇÃO]



 

 
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