Programa de Pós-Graduação em Teatro

Cleber Rodrigo Braga de Oliveira – Currículo Lattes
Orientador: André Luiz Antunes Netto Carreira

UMA CARTOGRAFIA DE INTERVENÇÕES URBANAS ARTÍSTICAS: SUL DA ESPANHA E DA AMÉRICA DO SUL

Resumo: O objetivo desta dissertação é refletir sobre algumas práticas artísticas de intervenção urbana, considerando como tal as ações realizadas na cidade, fora dos espaços destinados a mostras artísticas e espetáculos, por artistas ou coletivos artísticos. Para tanto, vale-se de um método cartográfico que, mais do que mapear uma produção preexistente, propõe-se à composição de uma rede de conexões entre elementos tais como as falas coletadas em entrevistas, referências teóricas associadas ao tema em questão e a prática artística do autor da pesquisa. Foram entrevistados grupos e artistas das cidades Curitiba, Porto Alegre, Buenos Aires, Montevidéo, Sevilha e Granada. Pude verificar que as intervenções urbanas possuem uma tradição ligada às vanguardas artísticas do século XX, no que tange ao desejo de borrar as fronteiras entre arte e vida. Contudo, vem se configurando enquanto projetos micropolíticos de singularização do espaço, devido a sua contaminação por mudanças culturais surgidas, sobretudo, após 1960. Numa reação ao processo de organização das cidades pós-modernas - e sua submissão aos detentores do capital econômico -, bem como à força de um mercado de arte internacional, estas intervenções apresentam uma dimensão política em seus projetos poéticos, ainda que tal conteúdo possa não estar expresso de forma temática.

Banca de Defesa: Dr. André Luiz Antunes Netto Carreira (Orientador- UDESC), Dra. Luciana Paula Castilho Barone (UNESPAR); Dr. Milton de Andrade Leal Junior (UDESC)
Data da Defesa: 05/03/2013
[DISSERTAÇÃO]

 

Elisa Schmidt – Currículo Lattes
Orientador: Prof. Drª Sandra Meyer. Coorientação: Prof. Dr. Matteo Bonfitto.

MATÉRIA-PRIMA: A TRANSFIGURAÇÃO EM OLIVIER DE SAGAZAN

Resumo: Este texto procura criar um pensamento processual desvinculado das reflexões sistemáticas comumente desenvolvidas na academia. Para isso, escolhi estudar o artista Olivier De Sagazan, pouco conhecido até o início dessa pesquisa no Brasil. Estabeleço reflexões sobre suas obras, tendo como foco de abordagem a Transfiguração e os transbordamentos de linguagens desenlaçados a partir do seu estudo, permeando aspectos
entre a performance, o desenho, a escultura, o teatro, a dança e a fotografia. A desfiguração é o fio condutor que proporciona diálogos entre De Sagazan, Francis Bacon, Samuel Beckett e Antonin Artaud, uma vez que é entendida como estratégia de desestabilização do sujeito e sua figura, característica que une os interlocutores escolhidos na discussão. A desestabilização violenta do sentido, da língua e da forma são problematizadas como uma violência necessária à criação em arte, assim como fonte de discussão política e religiosa da sociedade atual, permeando anacronicamente relações com a ancestralidade.

Banca de Defesa: Prof. Drª Sandra Meyer, Prof. Dr. Matteo Bonfitto, Prof. Dr. Cassiano Quilici, Prof. Drª Rosângela Cherem.
Data da Defesa: __/__/____
[DISSERTAÇÃO]


Isabella Azevedo Irlandini – Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Valmor Beltrame

A VOZ NO TEATRO DE ANIMAÇÃO: ARTIFICIALIDADE E SÍNTESE VOCAL

Resumo: Esta pesquisa trata a voz no Teatro de Animação - termo que abraça diversas formas espetaculares híbridas centradas na dinâmica do animado/inanimado, como o teatro de bonecos, de máscaras, de sombras, visual, etc. A voz é abordada, no Teatro de Animação, como produtora de presença e sentido, conforme a teoria de produção de presença de Hans Ulrich Gumbrecht. Investigo como a voz gera presença numa relação com determinada poética no âmbito do Teatro de Animação. A voz no singular refere-se à sua essência como oscilação entre presença e sentido. Todavia, como a voz surge em diferentes contextos culturais e poéticos, ou seja, históricos, a voz na realidade é plural nas suas diversas manifestações. A partir da questão “quando a voz é no Teatro de Animação?”, procuro identificar poéticas que engendram o princípio pelo qual a voz é. Uma vez identificada a poética, busco distinguir os elementos que geram e constituem a voz, instaurando-a como presença e sentido, numa relação com a sua poética. Na investigação, contemplo autores e artistas que refletem sobre o uso da voz no teatro de animação e exploram seus procedimentos, assim como aqueles que a relegam a segundo plano ou mesmo a banem da cena. Faço um levantamento bibliográfico do assunto, recorro a exemplos de espetáculos nacionais e internacionais assistidos nos últimos três anos no Brasil e utilizo material colhido em entrevistas, seminários e cursos realizados nesse período. Durante a exposição desta pesquisa são individuados procedimentos recorrentes de uso da voz no Teatro de Animação que, em alguns casos, revelaram-se como específicos da linguagem cuja característica é a separação entre boneco-objeto e fonte sonora. Durante a investigação, constato que, embora a voz seja muito utilizada em cena no Teatro de Animação no Brasil, há uma significante ausência da voz como a defino acima: voz como oscilação entre presença e sentido. A partir dos estudos filosóficos de Adriana Cavarero, que descreve um processo de
desvocalização numa civilização centrada no logos entendido como razão, chego à conclusão de que esse processo se espelha na cena do teatro de animação. O século XX desponta como um século cuja espetacularidade teatral é calcada na visão, reflexo de uma civilização centrada na imagem, em que o sentido da visão tem primazia sobre os outros sentidos, promovendo a desvocalização do logos, levando a uma desvocalização na cena. Tal conclusão faz com que o propósito da pesquisa - identificação dos redutos vocais e investigação dos procedimentos que instauram uma oscilação de presença e sentido na voz no Teatro de Animação, numa relação com as poéticas - seja fundamental para a revocalização da cena no Teatro de Animação contemporâneo no Brasil.

Banca de Defesa: Professor Doutor Valmor Beltrame (UDESC), Professora Doutora Izabela Costa Brochado (UnB), Professor Doutor José Ronaldo Faleiro (UDESC).
Data da Defesa: 12/09/2013
[DISSERTAÇÃO]


Itamar Wagner Schiavo Simões – Currículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Beatriz Cabral

Experiência e memória em processos de drama

Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade estudar experiência e memória no contexto do drama. As possibilidades de experiência são investigadas, a partir do envolvimento do aluno com a atividade e também a partir das ressonâncias entre os contextos ficcional e real. Contribui para este estudo, a realização de dois processos de drama. Nesses processos, a atuação do aluno é pesquisada através da exploração sensorial dos materiais introduzidos pelo professor para a construção da narrativa dramática. Para tanto, um recurso de imagens visuais foi preparado e associado ao contexto ficcional, ao uso do texto como pré-texto, à ambientação cênica, aos estímulos compostos e à intervenção do professor no papel, com o objetivo de nutrir o processo da atuação e a criação dos papéis ficcionais. A pesquisa focaliza o potencial destes recursos para favorecer o envolvimento significativo do aluno com o processo e criar as possibilidades de experiência através do intercâmbio de memórias no processo criativo. O relato e a análise dos processos permitem refletir sobre o papel do professor na criação de espaços possíveis para a experiência através do drama.

Banca de Defesa: Profª Drª Beatriz Ângela Vieira Cabral (Orientadora);Prof. Dr. Doutor Flávio Desgranges (USP);Prof. Dr. André Luiz Antunes Netto Carreira (UDESC); Profª Drª Márcia Pompeo Nogueira (UDESC).
Data da Defesa: 21/03/2013
[DISSERTAÇÃO]


Kamila Rodrigues Debortoli – Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Edélcio Mostaço

TRAÇOS DE PERFORMATIVIDADE NO TEATRO DE NELSON RODRIGUES

Resumo: Esta dissertação busca investigar as relações que Nelson Rodrigues promove entre 
o texto e a cena, o que faz com que sua dramaturgia revele traços de performatividade. Para tanto, a base teórica aqui utilizada contempla estudos da performance, da pragmática e da análise do discurso, que oferecem instrumentos para que essa performatividade possa ser surpreendida sob diferentes enfoques. O segundo momento desta dissertação é reservado à verificação desses princípios teóricos e a dramaturgia rodriguiana, através da análise de Anjo Negro, Valsa nº 6 e A Falecida. Os traços de performatividade são verificados em cada uma destas peças através de suas características formais colocadas em destaque: enquanto a teoria dos atos da fala busca evidenciar a performatividade presente nos diálogos de A Falecida; o estudo da função poética da linguagem permite averiguar os vestígios de performatividade implicados na escrita de Valsa nº 6. Já os estudos performáticos possibilitam a compreensão do teor performativo revelado na arquitetura dramatúrgica de Nelson Rodrigues enquanto escritor cênico, principalmente em Anjo Negro. 

Banca de Defesa: Prof. Dr. Edélcio Mostaço (Orientador), Prof. Dra. Elisana De Carli (UFSC)
Prof. Dr. Stephan Arnülf Baumgärtel (UDESC)
Data da Defesa: 11/02/2013
[DISSERTAÇÃO]


Júlia Fernandes Lacerda – Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Stephan Arnulf Baumgärtel

A dramaturgia de Hilda Hist: percursos e diálogos entre o dramático e o não dramático

Resumo: A dissertação intitulada “A dramaturgia de Hilda Hilst: Percursos e diálogos entre o dramáticoe o não dramático” é um estudo sobre a escritora Hilda Hilst (1930-2004) e sua obra, comenfoque na sua produção dramatúrgica. No primeiro capítulo desta pesquisa, apresento umpanorama da trajetória literária da autora, iniciando por sua poesia até chegar à sua escritadramatúrgica, destacando as influências formais, estruturais e temáticas que reverberaram emseus textos teatrais, bem como as particularidades deste gênero e sua relação com o contextosócio histórico em que foi produzido. No segundo capítulo, faço uma apresentação e umareflexão sobre linguagens teatrais (dramático; simbolismo; absurdo; performativo) com asquais dialoga a produção teatral da escritora. Por fim, no terceiro capítulo, faço uma análisede três peças da autora, sendo elas O rato no muro, Auto da barca de Camiri e As aves danoite, partindo de teorizações sobre a estrutura textual, a construção da figura teatral, a alegorização, o símbolo e as qualidades políticas dos textos teatrais em análise.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Stephan Arnulf Baumgärtel (Orientador), Prof. Dra. Ana Cláudia Félix Gualberto (UFPB); Prof. Dra. Fátima Costa de Lima (UDESC).
Data da Defesa: 07/03/2013
[DISSERTAÇÃO]


Ligia Batista Ferreira – Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. André Luiz Antunes Netto Carreira

Reconfigurações da direção teatral e o teatro de grupo

Resumo: O presente trabalho busca investigar os processos de formação da direção teatral no Brasil com foco na compreensão de uma possível reconfiguração da mesma nos processos do teatro de grupo brasileiro contemporâneo. Entendendo que as práticas colaborativas de trabalho teatral parecem transfigurar diversas instâncias do processo criativo, busco compreender de que maneira a direção teatral sofre deslocamentos nesse contexto e como ela se desenvolve em suas conformações contemporâneas. Desta forma, na primeira parte desse trabalho realizo uma análise da direção teatral brasileira em sua perspectiva histórica, buscando compreender como essa função se desenvolveu na trajetória do teatro nacional. No segundo capítulo me concentro em definir e discutir questões sobre formas de trabalho teatral baseadas no processo colaborativo e suas incidências dentro do teatro de grupo brasileiro. A terceira parte do trabalho contempla uma visão contemporânea da função em questão, relacionando o referencial teórico com a perspectiva de diretores e grupos brasileiros com o intuito de examinar a possível existência dessa reconfiguração da direção teatral.

Banca de Defesa: Prof. Dr. André Carreira (UDESC), Prof. Dr. Stephan Arnulf Baumgärtel (UDESC); Prof. Dr. Antonio Araújo (USP).
Data da Defesa: 20/03/2013
[DISSERTAÇÃO]


Lívia Sudare de Oliveira – Currículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Vera Regina Martins Collaço

Nos tempos do Gegê: a modernidade e as ambiguidades do Governo Vargas transbordam na cena revisteira

Resumo: Sabendo que o Teatro de Revista é gênero que trabalha com a atualidade, o objetivo deste estudo é analisar sete textos revisteiros produzidos entre 1929 e 1945, de forma a perceber se ainda havia discussões políticas na Revista desse período. O governo de Getúlio Vargas foi escolhido como recorte temporal, pois a censura é responsabilizada pela derrocada do teor político no Teatro de Revista. Assim, busca-se entender que mecanismos do riso foram utilizados pelos autores revisteiros para burlar a censura. Intenta-se elencar a temática política discutida nos textos revisteiros para compreender como o Teatro de Revista lidava com os acontecimentos políticos e sociais que presenciava. Estão sob foco também as mudanças estéticas pelas quais o gênero passou e a forma como isso está relacionado com as mudanças políticas ocorridas simultaneamente no país, como a Revolução de 1930, o golpe do Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial. A política cultural do Estado Novo é revisitada para possibilitar entendimento sobre sua relação com o Teatro de Revista e se esse gênero esteve inserido na proposta de construção de um teatro dito brasileiro.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Vera Regina Martins Collaço (orientadora - UDESC), Profa. Dra. Angela de Castro Reis (UFBA) e Profa. Dra. Tereza Mara Franzoni (UDESC)
Data da Defesa: 01/03/2013
[DISSERTAÇÃO]


Roberto Douglas Queiroz Gorgati – Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Valmor Beltrame

Arquiteturas do contato: desvios do corpo e do objeto no teatro de animação.

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo levantar questionamentos sobre as
relações entre corpo e objeto no Teatro de Animação. Pensar nessa relação direta,
tátil com os materiais, é pensar também que tal relação não se limita apenas ao ato
de simular vida em um objeto inanimado. Corpo e objeto têm suas características
físicas e metafóricas reelaboradas quando estão em contato e é refletindo sobre tais
alterações e mudanças, que esta pesquisa se desdobra. Como o corpo e o objeto
se modificam nesse diálogo tátil, é uma das questões presentes. Os
questionamentos levantados sobre como corpo e objeto atuam na transformação um
do outro, nessa pesquisa, se dão a partir de reflexões sobre textos que suscitam
imagens onde o contato entre corpos, objetos, materiais e espaço é a matriz das
relações. O contato entre corpo e objeto revela qualidades que a distância não
podem ser percebidas e é desse momento, desse espaço de interações táteis entre
corpo humano e outros materiais considerados externos, que emergem os conceitos
discutidos.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Valmor Beltrame (orientador - UDESC), Profa. Dra. Eliane Tejera Lisbôa (UFCG) e Profa. Dra. Fátima Costa de Lima (UDESC).
Data da Defesa: 08/03/2013
[DISSERTAÇÃO]


Rodrigo Benza Guerra – Currículo Lattes
Orientadora:  Profa. Dra. Marcia Pompeo Nogueira

O professor dialógico. Um aprendizado a partir do teatro intercultural na Amazônia peruana.

Resumo:
 A presente pesquisa de cunho autoetnográfico, tem foco na minha atuação como professor
numa experiência de teatro intercultural na Amazônia peruana. Para tal, realizaram-se duas
oficinas de teatro com estudantes indígenas e mestiços da Universidad Nacional Intercultural
de la Amazonía (UNIA). O processo culminou com a criação de uma peça de teatro baseada
nas vivências dos participantes na universidade. A relação entre interculturalidade e diálogo é
vista como estrutural. A forma como se constrói interculturalidade é através do diálogo. Neste
sentido, o processo de teatro intercultural exige um professor dialógico. A pesquisa começa
por apresentar fundamentos teóricos sobre teatro intercultural, interculturalidade, diálogo e
princípios dialógicos da prática pedagógica a partir das teorias de Paulo Freire. Continua
contextualizando a situação da população indígena e a educação intercultural na América
Latina para focar no contexto específico da UNIA e da experiência realizada. A metodologia
de trabalho que foi participativa e dialógica, baseou-se na utilização de jogos, histórias e
improvisação, principalmente. A pesquisa culmina com a proposta de alguns elementos que
podem ajudar a prática do professor de teatro que procure ser dialógico, tais como partir das
vivências dos participantes; procurar gerar questionamentos e elaborar novas narrativas;
considerar que o processo pedagógico é um encontro de sujeitos; ressaltar a importância do
trabalho em parceria; entre outros. O detalhamento da experiência busca indicar os desafios
vivenciados e a sua análise crítica, acredito, pode trazer uma maior compreensão das
dificuldades vividas por qualquer professor que busque atuar numa perspectiva dialógica.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Marcia Pompeo Nogueira (orientadora - UDESC), Profa. Dra. Marina Henriques Coutinho (UNIRIO) e Profa. Dra. Tereza Mara Franzoni (UDESC).
Data da Defesa: 05/03/2013
[DISSERTAÇÃO]
 

Rosane Faraco Santolin – Currículo Lattes
Orientadora:  Profa. Dra. Vera Regina Martins Collaço

Stanislavski na ópera: procedimentos e técnicas para o cantor-ator e o espetáculo

Resumo:
 A presente pesquisa tem o objetivo de apresentar o percurso histórico do encenador Constantin Stanislavski no gênero da ópera e refletir sobre suas ideias e práticas neste ramo. Ele esteve à frente de estúdios de ópera de 1918 a 1938, dirigiu diversas óperas e adaptou o seu “sistema” para atores, criando um “sistema” que pode ser considerado como direcionado aos cantores-atores de ópera. No trabalho com a ópera, Stanislavski elaborou o chamado Sistema e Métodos da Arte Criadora, o qual se constitui de uma escada metafórica com sete degraus imaginários nos quais cada cantor-ator deveria subir de forma a atingir o seu próprio círculo criador. Dos degraus, pelo menos os quatro últimos foram elaborados especificamente para os cantores-atores. O tempo-ritmo é um conceito utilizado por Stanislavski em seu “sistema” tanto para atores quanto para cantores e seu desenvolvimento e aprofundamento em muito se deve ao envolvimento de Stanislavski com a ópera, gênero que teve imensa importância em sua vida artística. Ademais, o seu trabalho com este gênero ainda é muito negligenciado no Brasil e esta dissertação vem contribuir para a bibliografia em português sobre o tema.

Data da Defesa: 26/04/2013
[DISSERTAÇÃO]

 
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