Programa de Pós-Graduação em Teatro

Ana Luiza Fortes Carvalho – Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. André Luiz Antunes Netto Carreira

Uma atuação sob influência: Aspectos do real no trabalho do ator a partir do cinema de John Cassavetes

Resumo: A presente dissertação visa articular o trabalho do diretor estadunidense John Cassavetes e procedimentos teatrais. O objetivo é identificar na obra e no processo de criação do diretor, aspectos que contribuam para a realização de uma atuação performativa. Para tal, foram observados quatro filmes: Faces (Faces, 1968), Uma mulher sob influência (A
woman under the influence, 1974) Noite de Estreia (Opening Night, 1977) e Amantes (Love Streams, 1984). Os filmes foram escolhidos devido à possibilidade de perceber neles características de uma atuação em um limite com o real. Além da observação dessas obras, serviram como referência dois documentários que retratam o processo de criação do
diretor. Além da biografia Cassavetes por Cassavetes, organizada por Ray Carney. Esse material foi confrontado com teorias teatrais e cinematográficas que se relacionam com questões que permeiam o processo criativo do diretor com seus atores. Especialmente os escritos de Óscar Cornago, José Sánchez, Marco de Marinis e Jean-Louis Comolli. Por fim, esse trabalho busca estabelecer diálogos entre o cinema cassavetiano e a prática criativa
contemporânea.

Banca de Defesa: Prof. Dr. André Luiz Antunes Netto (Orientador- UDESC), Profa. Dra. Ana Maria Bulhões de Carvalho Edelweiss (UFRJ); Prof. Dr. Stephan Arnulf Baumgärtel (UDESC); Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda (Suplente - UDESC)
Data da Defesa: 17/03/2014
[DISSERTAÇÃO]


Ângela Emília Finardi – Currículo Lattes
Orientador: Profª. Drª. Maria Brígida de Miranda

O CENTRO DE ENERGIA DE BASE DO CORPO NA PREPARAÇÃO VOCAL DO PERFORMER

Resumo: Essa pesquisa trata da articulação da minha experiência encarnada nas oficinas Voz e Ação Vocal, de Carlos Simioni e Do Corpo e da Voz à Composição Cinética de Jorge Parente e Tiago Porteiro e a busca de outras referências além das apreendidas e incorporadas para discutir a principal questão nela surgida: a de que a região central do corpo, seu Centro de Energia de Base, que compreende o quadril e o baixo ventre - desempenha influência determinante na corporeidade da voz nas ações vocais. O objetivo fundamental dos estudos é investigar a relação em diferentes práticas e discursos sobre o apoio vocal, aqui entendido como um Centro de Energia de Base, no qual pode se apoiar a vocalidade poética do performer, a partir de um arcabouço teórico que o referencie na literatura e em algumas práticas culturais ocidentais e orientais específicas. Esta dissertação argumenta que exercícios psicofísicos podem ampliar a consciência do performer sobre o seu Centro de Energia de Base, e consequentemente melhorar a percepção deste/desta da voz como uma produção corporal.

Banca de Defesa: Profª. Drª. Maria Brígida de Miranda (Orientadora- UDESC), Profª. Drª. Janaína Trasel Martins (Coorientadora- UFSC); Profª. Drª. Sulian Pacheco (UnB); Profª. Drª. Sandra Meyer Nunes (UDESC)
Data da Defesa: 31/03/2014
[DISSERTAÇÃO]


Cássia Ferreira Miranda – Currículo Lattes
Orientador: Profª. Drª. Vera Regina Martins Collaço.

O TEATRO NA VOZ OPERÁRIA: GRUPO TEATRAL CULTURA SOCIAL E O ANARQUISMO EM PELOTAS - SEUS OPERÁRIOS E SUAS PALAVRAS

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo abordar o uso do teatro pelas classes trabalhadoras na década de 1910, na cidade de Pelotas. O teatro operário, em sua maior parte anarquista, foi utilizado com significativa frequência nesse período, servindo para o congraçamento da classe operária e para a propagação dos ideais libertários. A opção por esse recorte histórico se dá pela projeção que teve, nesses anos, o Grupo Teatral Cultura Social, sediado na Liga Operária de Pelotas. Esse Grupo se destaca pela sua intensa atuação, noticiada nos jornais do período, com uma significativa produção de textos teatrais anarquistas, realizada por operários que militavam na cidade de Pelotas. Nesta dissertação apresenta-se um panorama da efervescência anarquista na Liga Operária de Pelotas e uma análise da produção dramatúrgica do Grupo Teatral Cultura Social, os principais envolvidos, os gêneros encenados e as apresentações que ocorreram ao longo da década de 1910. Por fim, é realizada uma análise da produção literária e dramatúrgica do operário Santos Barbosa que possibilitam um olhar diferenciado sobre a cultura operária anarquista.

Banca de Defesa: Profª. Drª. Vera Regina Martins Collaço (Orientadora- UDESC), Profª. Drª. Beatriz Ana Loner (UFSM); Profª. Drª. Tereza Mara Franzoni (UDESC)
Data da Defesa: 07/03/2014
[DISSERTAÇÃO]


Débora Matiuzzi Pacheco Saccol – Currículo Lattes
Orientador: Prof. Drª Sandra Meyer

VESTÍGIOS E MUTAÇÕES: A COREOGRAFIA DE GÍCIA AMORIM

Resumo: Refletir sobre composição coreográfica é a proposta deste trabalho de pesquisa intitulado: Vestígios e mutações: a coreografia de Gícia Amorim. Tendo como apoio a exposição e análise do trabalho coreográfico da bailarina brasileira Gícia Amorim, este estudo é uma reflexão sobre os elementos que se fazem presentes na coreografia. E especialmente, sobre a forma como convivem os vestígios do que o corpo já vivenciou e as mutações ocorridas, que são capazes de fazer com que esse corpo imprima sua própria assinatura no trabalho coreográfico, apontando para uma discussão acerca da noção de autoria na obra artística. Será também enfatizada a proposta do coreógrafo Merce Cunningham pois, além de ser um dos artistas de grande relevância para o estudo da dança e especialmente da composição coreográfica, sua proposta é a principal referência no trabalho de Gícia Amorim. Nesse estudo, serão tomadas as proposições de autores como José Gil, Laurence Louppe, André Lepecki, Roger Copeland, Michel Foucault, Roland Barthes, dentre outros, para guiar a compreensão das questões aqui abordadas. Aliado à pesquisa bibliográfica, este estudo contempla a análise de duas coreografias compostas por Gícia Amorim - D (K) in MC e Desdobramentos - e a realização de entrevistas com a artista, com relatos de seu percurso artístico e sobre questões relativas ao seu processo criativo, incluindo o período em que frequentou aulas na escola de Merce Cunningham, em Nova Iorque.

Banca de Defesa: Profª. Drª. Sandra Meyer Nunes (Orientadora-UDESC), Profª. Drª. Mônica Fagundes Dantas (UFRGS); Profª. Drª. Jussara Janning Xavier (UDESC).
Data da Defesa:
[DISSERTAÇÃO]


Fernando Marés Moreira de Castilho 
Orientadora: Profa. Dra. Fátima Costa Lima

ATRAVÉS DAS PAREDES: A CENOGRAFIA COMO ESCRITA ALEGÓRICA

Resumo: Esta pesquisa pretende analisar a cenografia teatral em relação ao espaço cênico enquanto sua imagem e objeto significante. O palco italiano expressa uma forma de representação pautada em padrões clássicos que  se tornou hegemônica durante mais de quatro séculos. Enquanto suporte  plástico do drama, a cenografia faz a mediação entre texto e visualidade  partindo da “mimese” e se abre à análise da perspectiva, da alegoria barroca e da moldura como condição cênica e arquitetônica. O conceito de “alegoria” é o centro irradiador da linguagem da cenografia de palco italiano e seu espaço; e o conceito de “imagem dialética” arremata a crítica. As cenografias do espetáculo Vida e Esta Criança (companhia brasileira de teatro, Curitiba, 2010 e 2012)1 são analisadas a partir destes conceitos e no contexto da história e da teoria do teatro e da arte.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Fátima Costa de Lima (Orientadora), Prof. Dr. Stephan Arnulf Baumgartel (UDESC), Profa. Dra. Ana Lúcia de Oliveira Vilela.
Data da Defesa: 2014
[DISSERTAÇÃO]


José Flávio Cardoso Nosé – Currículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Marcia Pompeo Nogueira

Teatro de vizinhos: a transmissão de experiências para a criação de grupos de teatro comunitário.

Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar a disseminação do Teatro de Vizinhos na Argentina e em outros paìses. O Teatro de Vizinhos é uma prática teatral comunitário, que surgiu na Argentina em 1983 com a criação do grupo Catalinas Sur, sendo dirigido desde suaformação até os dias atuais por Adhemar Bianchi. Em 1996, o grupo de Teatro de Rua Los Calandracas se inspira no projeto desenvolvido pelo grupoCatalinas Sur para formar o Circuito Cultural Barracas, coordenado por Ricardo Talento. Adhemar Bianchi, Ricardo Talento e seus respectivos grupos colaboram para auxiliar na formação de grupos de Teatro Comunitário. Destas iniciativas, que se somam a outras, ao longo do processo, surgem diversos grupos na Argentina, que fazem parte da Rede Nacional de Teatro Comunitário, e quatro em outros paìses. Este estudo está dedicado a analisar os objetivos e fundamentos metodológicos destes grupos. O objetivo também inclui a identificação, a partir da experiência argentina, de pistas para a criação de novos grupos teatrais comunitários.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Marcia Pompeo Nogueira (UDESC), Prof. Dr. André Luiz Antunes Netto Carreira (UDESC), Profa. Dra. Ana Maria Pacheco Carneiro (UFU)
Data da Defesa: 03/04/2014
[DISSERTAÇÃO]


Juliana Rosa de Souza – Currículo Lattes
Orientador: Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda

A dramaturgia da dança dos Orixás: reflexões sobre arte e religião na prática artística de Augusto Omolú

Resumo: O objetivo do presente escrito é apresentar a Dramaturgia da Dança dos Orixás de Augusto Omolú, ator/dançarino brasileiro que foi integrante do grupo dinamarquês Odin Teatret, dirigido por Eugenio Barba. Por quase duas décadas, o artista buscou codificar os 
movimentos da dança dos orixás, prática presente noritual do candomblé. Este trabalho disserta sobre aenergia do orixá como impulso para a criação cênica a partir do discurso do artista. Assim, a dramaturgia era construída entre o movimento, que traz em si a mitologia 
e a relação do orixá com os elementos da natureza, e o texto dramático. Para tanto, além dos referencias teóricos e bibliográficos, serão utilizados os seguintes materiais: a entrevista feita com o artista, a experiência de observação participante no Seminário da Dramaturgia da Dança dos Orixás em Salvador e o material videográfico do espetáculo Orô de Otelo (1994).

Banca de Defesa: Profa. Dra Maria Brígida de Miranda (UDESC), Profa. Dra Tereza Franzoni (UDESC), Prof. Dr. Julio Tavares (UFF).
Data da Defesa: 26/03/2014
[DISSERTAÇÃO]


Maria Carolina Vieira – Currículo Lattes
Orientador: Prof. José Ronaldo Faleiro, Dr.

NAS ENTRELINHAS DO CORPO E DO MOVIMENTO: A EXPERIÊNCIA DO DANÇAR NAS COMPANHIAS GRUPO CENA 11 CIA. DE DANÇA E PEEPING TOM COMPANY

Resumo: Na presente dissertação descrevo algumas experiências que tive em dança contemporânea, levantando questões que, a partir do ponto de vista do intérprete, problematizam o seu lugar e a experiência do dançar. Para isso, trago duas experiências artísticas que vivenciei simultaneamente durante esta pesquisa: minha atuação como bailarina nas companhias Grupo Cena 11 Cia. de Dança, de Florianópolis/Brasil, e Peeping Tom Company, de Bruxelas/Bélgica. Nessas companhias participei de processos de aprendizagem de seus princípios técnicos/estéticos específicos, o que me possibilitou conhecer seus universos artísticos e interesses de investigação do corpo e do movimento. O foco deste trabalho é articular esses interesses partindo de vivências corporais, ou seja, levantar questões sobre modos de pensar/fazer dança nessas duas companhias a partir do ato de dançar. Foram dois anos de aulas e ensaios com o Grupo Cena 11 na criação do espetáculo Carta de Amor ao Inimigo e apresentações com o espetáculo Guia de Ideias Correlatas, bem como dois anos de turnê com o Peeping Tom apresentando o espetáculo 32 Rue Vandenbranden e o início da criação em andamento do novo espetáculo do grupo Vader, vivências que me forneceram material para buscar modos de praticar e elucidar conceitos que são experiências do corpo; ou melhor, investigar como o corpo elabora conceitos e ainda como eles, corpo e conceito, se relacionam com a obra artística num processo de criação nas duas companhias. A noção de autoetnografia, cartografia e clínica fornecem vetores para a descrição dessas práticas, articulada a autores como Sylvie Fortin, Thereza Rocha, Isabelle Launay, Isabelle Ginot, Francisco Varela, Humberto Maturana, José Gil, Hans-Thies Lehmann, Jussara Xavier e Sandra Meyer.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Sandra Meyer Nunes (Orientadora-UDESC), Profa. Dra. Jussara Janning Xavier (UDESC), e Profa. Dra. Thereza Rocha (UFC)
Data da Defesa: 26/02/2014
[DISSERTAÇÃO]


Milene Lopes Duenha – Currículo Lattes
Orientador: Prof.ª Dr.ª Sandra Meyer Nunes

PRESENÇA E(M) RELAÇÃO: A POTÊNCIA DE AFETO NO ENTRE CORPOS

Resumo: Que noções de presença poderiam considerar o que emerge entre os corpos envolvidos em uma proposição nas artes presenciais contemporâneas? As palavras a seguir lançam um olhar à presença do artista nas relações possíveis ao ato do encontro. Para tanto, os afetos (in)contidos neste escrito revelam questionamentos, experiências vividas e conexões entre referências textuais, por meio de uma articulação de dados etnográficos, compreendendo teoria e prática, pesquisa artística e pesquisa acadêmica em uma relação de complementaridade. Alguns autores e artistas fornecem os elementos a serem discutidos: Hans Ulrich Gumbrecht problematiza a tangibilidade da presença; Bento Espinosa é referência na tentativa de compreender a incidência dos afetos na experiência artística; Walter Benjamin, Jorge Larrosa Bondía e John Dewey fornecem subsídios para o convite a uma experiência possível à arte da presença na contemporaneidade. O desenho de um percurso da presença relacional tem pistas em práticas de encenadores do início do século XX, observadas em estudos de Marco De Marinis, Béatrice Picon-Vallin, Eugenio Barba, Erika Fischer-Lichte e Suzanne M. Jaeger, entre outros. Teorias de António Damásio, Paul Churchland, Sandra Meyer, Michel Bernard e José Gil são articuladas em um movimento a favor da compreensão do corpo/embodiment. Há também a exposição de algumas vivências, diante do investimento em experimentações artísticas de conceitos pertinentes ao desenvolvimento da pesquisa, trajeto este que contém: as reverberações de uma aproximação com o trabalho do grupo Cena 11 Cia. de dança; o relato de uma experiência vivenciada com o grupo La Pocha Nostra; e a análise de questões geradas na aproximação com as ferramentas/conceitos do MODO OPERATIVO AND, de João Fiadeiro e Fernanda Eugénio.

Banca de Defesa: Prof.ª Dr.ª Sandra Meyer Nunes (Orientadora- UDESC), Prof. Dr. Gilberto Icle (UFRGS); Prof.ª Dr.ª Maria Brígida de Miranda (UDESC)
Data da Defesa:
[DISSERTAÇÃO]


Nadia Moroz Luciani – Currículo Lattes
Orientador: Prof.ª Dr.ª Sandra Meyer Nunes

ILUMINAÇÃO CÊNICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTADA NOS PRINCÍPIOS DO DESIGN

Resumo: A presente pesquisa se propõe a relatar uma experiência de ensino da iluminação cênica fundamentada nos princípios do design. Para tanto, expõe seus conceitos e apresenta uma análise das relações entre os fundamentos do design e o processo de criação em iluminação cênica a partir da prática pedagógica aplicada em alguns modelos de ensino/aprendizagem da iluminação, bem como algumas outras pesquisas similares recentes. Com base no entendimento do teatro como meio de comunicação e pela análise dos processos de elaboração, compreensão e interpretação das suas linguagens, defende a atuação da iluminação como linguagem do espetáculo e elemento sensorial da cena na exploração de suas funções históricas e potencialidades expressivas. A metodologia empregada foi, além do registro das atividades pedagógicas, a investigação de experiências com processos de criação da luz para alguns espetáculos e das referências bibliográficas relacionadas. Considerando ainda o conceito de design thinking, conclui que a atividade do design no universo cênico se refere a fazer escolhas e tomar decisões, buscando os estímulos para essas soluções no trabalho coletivo da criação e nas fundamentações compositivas, visando a interação entre palco e plateia, aliando artes e ofícios, relacionando forma e função.

Banca de Defesa: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro (Orientador- UDESC), Prof. Dr. José Sávio Araújo de Oliveira (UFRN); Prof.ª Dra. Fátima Costa de Lima (UDESC)
Data da Defesa: 17/03/2014
[DISSERTAÇÃO]


Valquiria Vasconcelos da Piedade – Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Edélcio Mostaço

O acontecer poético no teatro: o ator em estado de doação

Resumo: A presente dissertação tem como objetivo investigar o fenômeno teatral a partir das ideias de Martin Heidegger. Para tanto, toma o teatro enquanto obra de arte, pois só 
há acontecimento poético nessa condição. A arte por essência é, segundo a perspectivaheideggeriana, poesia e ela pode desvelar a verdade do ser. Para melhor compreensão do que é o acontecer poético no teatro, tal questão foi desmembrada em três partes. A primeira refere-se à condição ôntica da cena, através de um esboço de sua história, onde se evidencia o que, nesse percurso, é e não é arte. A segunda resposta pretende problematizar as características ônticas antes apresentadas e não negá-las, pois o ser nãose dá sem o ente e, assim, revelar indícios do que pode vir a ser arte. E, a partir disso,descamar o acontecer poético, uma vez que admite várias camadas: abertura, clareira,técnica,originário, tempo, presença, verdade, Mundo e Terra, repouso, ente e ser. O terceiro capítulo se ocupa em pensar o modo, o como fazer para a obra chegar ao espectador, ou seja, como se dá o acontecer poético na encenação enquanto experiência. Aqui é investigada a disponibilidade do ator enquanto servidor da obra, pois é o elo imediato na relação entre obra, artista e espectador. Questões tais como escuta,serenidade e doação – três quesitos que Heidegger considera fundamentais para que o artista deixe vigorar a obra de arte e não ele próprio – são aqui enfocadas. Como reflexões finais são analisados oteatro atual e as possibilidades e necessidades (ou não) de um teatro enquanto obra arte,um teatro que tem como vereda o sentido do ser, uma vez que a arte desvela econtribui para a compreensão do tempo histórico atual.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Edélcio Mostaço (UDESC), Renato Ferracini (Unicamp), Prof.ª Dr.ª Sandra Meyer Nunes (UDESC)
Data da Defesa: 2014
[DISSERTAÇÃO]

 
Centro de Artes - CEART / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8300
© 2010-2012 SETIC - UDESC