Como chegar aqui:

Sobre o CEART

Em 1971, o ensino de Arte nas escolas tornou-se obrigatório e a UDESC foi conclamada a suprir esta necessidade educacional do mercado de trabalho. Assim, em 1972, a UDESC passou a oferecer Cursos Complementares para professores e, em 1974, lançou vagas no primeiro Vestibular para o Curso de Educação Artística da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Na ocasião, o Curso oferecia um Núcleo Comum (com a duração de três semestres) e Habilitações (mais três semestres) em Música, Artes Plásticas e Desenho. Os cursos eram pagos e tiveram funcionamento inicial no centro urbano de Florianópolis na Rua Saldanha Marinho (no antigo prédio da Faculdade de Educação – FAED) e, posteriormente, na Praça Getúlio Vargas.

Em 1985, ocorreu a mudança para o bairro do Itacorubi. No início, a comunidade acadêmica do Curso de Licenciatura Artística utilizava as salas da ESAG (Centro de Ciências da Administração e Sócio-Econômicas da UDESC), alguns espaços na Reitoria, bem como três blocos de madeira: um para a administração e os outros dois destinados a oficinas. Nesta época, foi feita uma grande reforma curricular, ampliou-se a carga horária de três para quatro anos e houve o fortalecimento de diversas linguagens.

Neste mesmo ano, a UDESC é reconhecida como Universidade e a criação da habilitação em Artes Cênicas possibilita tornar o Curso em um Centro (o Centro de Artes – CEART). O ensino passa a ser gratuito. São realizados os primeiros concursos públicos para a admissão de docentes. Há revisão curricular e uma nova ampliação. Novos professores com mestrado são admitidos e há a primeira atribuição de carga horária para pesquisa em 1989. Na mesma ocasião, para atender o novo currículo, o laboratório de fotografia e a oficina de tapeçaria, são criados. Vale destacar que, até esta época, nada era informatizado.

O Curso de Bacharelado em Música, opção Piano e opção Violino passa a ser oferecido no início de 1994 e em 1995 é construído o primeiro bloco de alvenaria, o da Música. Em seguida ocorre a criação do Bacharelado em Artes Plásticas. À Grade Curricular são acrescentados os TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso), a Pesquisa é incrementada e a Capacitação Docente passa a ser mais valorizada. Admitem-se novos professores com titulação; são incrementadas as Bolsas de Iniciação Científica e passam a ser oferecidos Cursos de Especialização com professores da casa. Nesta ocasião, o CEART já tem um prédio com salas básicas equipadas para projeção de imagens em retroprojetor ou projetores de slides e inicia-se a informatização. Em 1996, têm início o curso de Moda.

Hoje, os cursos de graduação (Artes Visuais, Design, Moda, Música e Teatro) são independentes e o CEART tem cursos de pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional), Artes Visuais (mestrado e doutorado), Design (Mestrado), Música (mestrado) e Teatro (mestrado e doutorado), reconhecidos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O CEART conta com mais de mil alunos e oferece infraestrutura com diversos prédios distribuídos em aproximadamente 11 mil m² de área construída.

Além disso, os concursos públicos têm guarnecido o CEART de servidores técnicos altamente qualificados, já que, a cada nova prova, milhares de candidatos buscam uma vaga na instituição e apenas os mais preparados se classificam. Desta forma, os serviços prestados vêm melhorando progressivamente, possibilitando o aprimoramento das atividades desenvolvidas pelo Centro de Artes. Vale, ainda, destacar que o CEART conquistou (em 2009) a Medalha do Mérito “Cruz e Sousa”, prêmio concedido anualmente a entidades que tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio artístico catarinense.

 
Centro de Artes - CEART / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8300
© 2010-2012 SETIC - UDESC