Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES


 

Florianópolis, 24 de abril de 2017

 

  • XI Seminário de Dança

    1,2,3 e já! A criança pinta, borda e dança

    O XI Seminário de Dança acontecerá nos dias 26 e 27 de julho de 2017, na sala Agrippina Vaganova na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e terá como como eixo temático as possíveis relações entre dança e infância, com ênfase em duas proposições: 1) os processos de ensino-aprendizagem realizados com crianças e 2) as criações especialmente produzidas para crianças.

    Dança com crianças. Neste percurso, podemos pensar o que, como, onde e para que dançar na infância. Balé clássico, jazz, dança criativa, dança terapia, dança educação, danças populares, sapateado, danças contemporâneas? A proposta é perpassar diferentes práticas que possibilitem a convivência e a criação em dança, considerando os lugares potenciais do brincar e do fazer de conta próprio da criança. E, ainda, pensar a dança para as crianças de hoje, que desde cedo têm largo acesso à tecnologia e dispositivos móveis. Na esteira destas questões, pretende-se examinar variadas experiências pedagógicas, reconhecer benefícios motores, afetivos, cognitivos e sociais relacionados a prática da dança na infância.

    Dança para crianças. Vamos atentar à criação em dança voltada ao público infantil, posto o crescimento significativo da produção profissional de espetáculos para crianças nos últimos quinze anos no Brasil. Trata-se de um fazer que visa; além de oportunizar a iniciação a uma educação estética e a formação de plateia; a descoberta de procedimentos interativos e lúdicos, adequados à composição de coreografias sensíveis ao público infantil. Tal pesquisa e realização vem aumentando ao lado do aparecimento de mostras nacionais exclusivamente dedicadas às crianças que dançam, em várias partes do país, a exemplo do Meia Ponta, evento que ocorre dentro da programação do Festival de Dança de Joinville desde 2000. As publicações literárias sobre dança voltadas ao público infantil também entrarão na conversa. Pois ainda que o mercado editorial nacional sobre o assunto seja tímido, com raríssimos lançamentos, é possível encontrar livros divertidos e informativos.

    Aventura, palavra do latim ad venture, que significa o que vem pela frente. O Seminário 2017 pretende revelar conhecimentos manifestos nas relações entre dança e criança. Por infâncias com muitas danças. Participe desta aventura conosco: 1, 2, 3 e? JÁ!

    XI Seminário de Dança
    Programa do Festival de Dança de Joinville.
    Inscrição para participar do evento e para apresentar trabalho acadêmico na página:

    www.ifdj.com.br/site/index.php/seminarios/

    Florianópolis, 04 de abril de 2017

     

  • IV Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas

    As Políticas Educacionais e a realidade do ensino de Artes Cênicas na escola e na comunidade
    Período: 18 a 21 de maio de 2017
    Universidade Federal da Bahia
     

Florianópolis, 28 de março de 2017

 

  • Cerimônia de entrega de diplomas da primeira turma

    No dia 26 de outubro de 2016, foi realizado no Centro de Artes (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o evento de conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) com entrega de diplomas aos estudantes da primeira turma do Curso. Com a presença dos professores Antônio Vargas (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UDESC), Teresa Mateiro (Diretora de Ensino do CEART), Murilo Scoz (Diretor de Pesquisa e Pós-graduação do CEART) e André Carreira (Coordenador Nacional do PROF-ARTES), esta cerimônia teve como objetivo comemorar a realização desse projeto que tem como foco a valorização da Educação Básica através da capacitação de docentes. A estudante Stéfanie da Cunha Rocha foi a oradora que falou em nome da turma e em seu discurso reafirmou o espírito do PROF-ARTES como experiência que reforça a necessidade do ensino das artes na escola como elemento de fundamentação de uma formação humanista e crítica. 

    Florianópolis, 11 de novembro de 2016

 

  • EDITAL 2016/2017

    No ano de 2016 o PROF-ARTES não tem planejado lançar edital de seleção para nova turma devido a que não houve liberação de novas bolsas da CAPES, nem tão pouco a liberação do orçamento do período 2016/2017. Caso haja alguma mudança na situação o Programa divulgará prontamente através desta página.

Florianópolis, 24 de Agosto de 2016

 
Centro de Artes - CEART / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8300
© 2010-2012 SETIC - UDESC